Quem tem glicose baixa pode comer doce?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

A resposta é bastante simples, deve-se consumir açúcar para aumentar a glicemia no sangue. Para uma melhora imediata, o ideal é optar por carboidratos de rápida absorção (açúcar, mel, suco de frutas e doces em geral).

O que comer para melhorar
Melhora na hora: alimentos ricos em carboidratos de absorção rápida como açúcar de mesa, mel, suco de frutas e doces.

Os primeiros sinais são sudorese fria, certa tontura, vontade muito grande de comer, uma avidez por alimentos doces ou com mais açúcar. Se a hipoglicemia for mais grave a pessoa pode ficar tonta, ter redução do nível de consciência e até, em casos mais severos, desmaiar e entrar em coma por causa da hipoglicemia.

Suco de laranja: é ótima fonte de carboidratos simples, que rapidamente aumentam o nível de glicemia, melhorando significativamente os sintomas e o mal-estar. 150 ml do suco de laranja também conseguem surtir efeito nos incômodos gerados pelo baixo açúcar no corpo.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Alguns dos principais sintomas são suor frio, tontura, dor de cabeça. A hipoglicemia deve ser tratada imediatamente, com carboidratos de rápida absorção.

Comer frutas e panquecas no café da manhã aumentará rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Pode não ser possível evitar o baixo nível de açúcar no sangue matinal quando os sintomas se devem a uma condição médica grave, e é por isso que é essencial abordar a condição subjacente.

Carboidratos disponíveis fornecem energia para o organismo e estão presentes em refrigerantes, doces, pães com farinha refinada, batata, arroz branco, que são ricos em açúcares e/ou amido, mas elevam a glicose sanguínea logo após o seu consumo.

Várias condições podem causar um quadro de hipoglicemia. Pacientes que pulam refeições, comem menos que o necessário, exageram no consumo de álcool, aumentam a quantidade de exercícios físicos sem mudar a dieta e que fazem o uso incorreto de determinados medicamentos podem apresentar uma crise de hipoglicemia.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

A hipoglicemia é caracterizada por glicemias abaixo de 70mg/dl, geralmente acompanhada de alguns dos seguintes sintomas: tremor, suor, calafrios, confusão mental, tontura, taquicardia, fome, náusea, sonolência, visão embaçada, dor de cabeça, sensação de formigamento e em casos mais graves convulsões e inconsciência.