Porque me sinto cansada o tempo todo?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana​.

Cansaço excessivo pode indicar que a saúde não vai bem
Mas se mesmo com um sono reparador ele persiste, pode indicar que o motivo não é apenas a falta de tempo para descansar.

Excesso de cobranças, preocupação e estresse podem fazer o cansaço evoluir para o esgotamento. É normal sentir-se esgotado, especialmente depois de um dia atarefado no trabalho. E a origem disso nem sempre é física, pode ser emocional também e atingir crianças e adultos.

É esperado que você sinta cansaço e falta de ar depois de praticar atividades físicas, por exemplo. No entanto, se esses sintomas se manifestam no dia a dia e em outras situações acompanhadas de fraqueza, exaustão e sonolência excessiva podem ser sinais claros de que é hora de procurar um médico.

Alguns alimentos, como a banana, o abacate e amendoim tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia. Eles contribuem para o relaxamento do organismo promovendo uma boa noite de sono, repondo assim as energias para o dia seguinte.

Mudanças de hábitos que reduzem o cansaço no final do dia

  1. Pratique exercícios. Deixar de praticar exercícios piora ainda mais o quadro de fadiga. ...
  2. Organize melhor sua rotina. ...
  3. Beba água. ...
  4. Cuidado com a ansiedade. ...
  5. Mude os hábitos alimentares. ...
  6. Reduza o uso da tecnologia. ...
  7. Bom humor evita o cansaço. ...
  8. Procure um especialista.

A fadiga em quem tem ansiedade se manifesta porque a pessoa tem comportamento apreensivo, como ficar muito preocupado pensando no pior. Nesse caso, o corpo responde com o estresse que, por sua vez, faz com que o organismo desencadeie mudanças fisiológicas, patológicas e emocionais, que resultam em um corpo fadigado.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

Vitamina C

Vitamina C
Por isso, não é à toa que os sintomas de deficiência moderada dessa vitamina incluem fadiga, irritabilidade e dores musculares.

Síndrome da fadiga crônica (SFC) é um transtorno caracterizado por sensação de cansaço extremo e incapacitante, sem nenhuma causa aparente capaz de justificá-lo. Tal sintoma que pode persistir por mais de seis meses, piora com esforço físico ou tensão psicológica e não regride com repouso.

A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças — como a diabetes e a anemia — e, ao começar a ter essa percepção, o paciente deve procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico certo da causa. Apesar do cansaço excessivo poder estar ligado a diversas causas, comumente está relacionado aos distúrbios hormonais.

Chá de gengibre
Por ter um grande efeito estimulante sobre o sistema nervoso, esse chá pode melhorar o seu rendimento diário e aumentar suas energias, sendo uma saída para quem procura como combater o cansaço.

Sintomas do cansaço psicológico

  1. Angústia frequente. É aquela sensação de aperto no peito, que vem acompanhada de uma melancolia e uma sensação de tristeza, sem um motivo aparente. ...
  2. Desânimo. ...
  3. Dificuldade para dormir. ...
  4. Falta de concentração. ...
  5. Fadiga e Exaustão. ...
  6. Perda de memória. ...
  7. Sono em excesso.

Dificuldade de concentração e cansaço constante
Um paciente com depressão não possui o estado mental e físico como o de alguém saudável. Em alguns casos, o cansaço é tão grande que a pessoa depressiva não consegue sair do quarto e não tem força de vontade para atividades comuns — como tomar banho ou se alimentar.

Alimentos que roubam energia do nosso corpo

  • Carboidratos refinados.
  • Frituras.
  • Doces.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos com alto teor de sódio.