Quem está com escabiose pode trabalhar normalmente?

Perguntado por: inascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Casos na família, escolas, vizinhos, colegas, trabalho devem ser tratados o mais breve possível para evitar a disseminação da doença. Isolamento: O paciente deve ficar afastado da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento.

O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC).

9. Escabiose (sarna): até 24 horas após o término do tratamento.

Afastamento recomendado: não necessita de afastamento, porém é recomendado repouso por 10 dias. Precaução para pacientes internados: precaução padrão.

Prevenção: Para evitar a doença não use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evite aglomerações ou contato íntimo com pessoas de hábitos higiênicos duvidosos.

Existem várias coisas que podem piorar a escabiose ou aumentar o risco de complicações: Coçar intensamente: A coceira causada pela escabiose pode ser muito intensa, especialmente à noite. Coçar a pele pode levar a feridas abertas que podem se infectar com bactérias, resultando em uma infecção secundária da pele.

Isolamento. Deve-se afastar o indivíduo da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento. Em caso de paciente hospitalizado, recomenda-se o isolamento, a fim de evitar surtos em enfermarias, tanto para outros doentes quanto para os profissionais de saúde, especialmente no caso da sarna norueguesa.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Ivermectina oral: o tratamento de escabiose simples consiste em uma dose de 200 mcg/kg seguida por uma dose repetida após 1 semana. Pode ser usada para adultos e crianças com mais de 5 anos. Deve ser evitado em gestantes, sendo o tratamento tópico considerado como primeira escolha.

O sucesso do tratamento é visto com a resolução das lesões e a cessação do prurido noturno em torno de uma semana.

Recomendações para quem está com sarna
Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo; Lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente; Certifique-se de que todas as pessoas com quem convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.

A escabiose pode ser confundida com dermatoses pruriginosas como a dermatite atópica, urticária papular, prurigo estrófulo, dermatite herpetiforme e acropustulose infantil.

Se consultar, diagnosticar e tratar adequadamente a infestação, há a cura logo e a coceira desaparece aos poucos. Nunca use tratamentos por conta própria, pois excesso de medicação causa problemas, inclusive coceira. Se as lesões infectam, necessitam antibióticos, para prevenir complicações. Procure seu dermatologista.