Onde a sarna coça mais?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os locais mais comuns são os mais quentes do corpo: as dobras do corpo (entre os dedos, axilas, dobras dos braços), atrás dos joelhos, orelhas, cintura (em volta do umbigo principalmente), nádegas, genitais, pescoço, pés e embaixo das mamas (também ao redor dos mamilos).

O que é a sarna?

  1. Erupções na pele que se assemelham a bolinhas;
  2. Inchaço;
  3. Crosta nas dobras, como abaixo das mamas, virilhas, dedos dos pés e mãos, e nas axilas.
  4. Escoriações.

A escabiose pode ser confundida com dermatoses pruriginosas como a dermatite atópica, urticária papular, prurigo estrófulo, dermatite herpetiforme e acropustulose infantil.

Sua proliferação em massa ocorre em estofados e objetos, tais como travesseiros, almofadas, roupas de cama e banho, além da poeira doméstica. Por isso, realizar a higienização correta em sua residência é fundamental para evitar a contaminação dos ácaros.

Seguem-se a essas lesões linhas esbranquiçadas ou acinzentadas correspondendo ao trajeto do ácaro. Com o passar do tempo podem aparecer pequenos caroços (2 a 5mm) avermelhados ou acastanhados por conta de uma reação a ácaros mortos ou a seus dejetos, mesmo após o tratamento.

Qual o tratamento para escabiose (sarna)? A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].

O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito visualmente em consulta com seu médico de família, que identificará lesões nos locais característicos desta doença.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

Prognóstico. Sarna geralmente não é uma condição muito grave e é facilmente tratada. Se não tratada, a sarna pode afetar todo o corpo, causando uma erupção extremamente irritante e de aspecto desagradável.

As lesões atingem principalmente os seguintes locais: abdome, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaços entres os dedos das mãos e sulco entre as nádegas.

Recomendações para quem está com sarna
Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo; Lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente; Certifique-se de que todas as pessoas com quem convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.

Provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis, a sarna humana é transmitida por contato direto do indivíduo com conhecidos infectados ou roupas contaminadas, segundo explica Valéria Zanela Franzon, médica dermatologista e professora da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).