Tem cirurgia para diástase?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

A cirurgia de diástase abdominal, que também é chamada de cirurgia de diástase dos retos abdominais, é um procedimento para corrigir um afastamento excessivo entre as duas seções verticais do músculo reto abdominal.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

A correção de diástase dos músculos reto abdominais consiste em uma incisão no púbis, próxima ao local em que o corte da cesariana é feito. Usa-se um afastador para que a equipe médica possa ver a musculatura com mais detalhes. Então, costura-se a aponeurose, uma membrana que envolve os músculos, aproximando-os.

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde.

Mas se mesmo se cuidando você apresentar a diástase, exercícios de fortalecimento muscular são capazes de reverter o quadro no pós-parto na maioria dos casos.

Como é a barriga de quem tem diástase? A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

O diagnóstico definitivo da diástase dos músculos retos abdominais é realizado pelo médico, geralmente cirurgião geral ou cirurgião plástico, durante o exame físico.

“Os principais riscos causados pela diástase é quando ultrapassa mais de 2,5cm, o que possibilta haver interferência na capacidade da musculatura abdominal de estabilizar o tronco, além de exercer e interceder em outras funções, como o controle lombo-pélvico, contenção vesical, defecação e postura”, diz o médico.

Em suma, essa mudança acontece nas regiões acima bem como abaixo do umbigo e pode ser acentuada quando a mulher agacha, levanta peso ou até mesmo depois das refeições. “A diástase leva à fraqueza abdominal, flacidez na barriga e pode acentuar a dor lombar, na pelve e/ou durante a relação sexual.

Obstipação. Perdas involuntárias de urina. Dificuldade em respirar. Dificuldade em mover-se normalmente.

Pacientes com diástase abdominal acima de quatro centímetros apresentam sobra de pele e essa condição pode, então, ser corrigida com a abdominoplastia. Esse procedimento acaba compensando mais porque a cicatriz é única, sendo a do próprio procedimento abdominal.