Como é feita a cirurgia de diástase?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A cirurgia de diástase abdominal é um procedimento que consiste em costurar os músculos da região. O médico realiza uma incisão no púbis, próxima ao local em que o corte da cesariana é feito. Insere-se então um afastador para que a equipe médica possa ver a musculatura com mais detalhes.

Normalmente, ela é indicada quando o tratamento com fisioterapia não tem sucesso e a diástase causa problemas graves. Existem alguns tipos de cirurgias de diástase abdominal: Cirurgia aberta – é feita uma incisão para abrir as camadas de tecido até expor o músculo para ser feita a correção do afastamento.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

Além dos riscos comuns a todas as cirurgias, como trombose, uma das mais perigosas complicações é a ruptura dos pontos, que pode ocorrer por muito esforço, levando à hemorragia, hematoma e recidiva da diástase.

Nesses casos, o procedimento mais indicado é a abdominoplastia, cirurgia plástica indicada para pacientes que desejam corrigir a diástase. A abdominoplastia demora entre 2 a 4 horas e pode ser realizada com anestesia peridural.

A recuperação da cirurgia de diástase abdominal é um pouco demorada e requer alguns cuidados. Após acordar da cirurgia, pode-se ter a sensação de que os músculos estão muito apertados, mas isso tende a melhorar em seis a oito semanas, quando o corpo começa a se habituar ao novo espaço abdominal.

Pacientes com diástase abdominal acima de quatro centímetros apresentam sobra de pele e essa condição pode, então, ser corrigida com a abdominoplastia.

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde.

O diagnóstico definitivo da diástase dos músculos retos abdominais é realizado pelo médico, geralmente cirurgião geral ou cirurgião plástico, durante o exame físico.

A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar a diástase abdominal. Geralmente, esse procedimento é indicado em casos severos nos quais não é possível reverter o quadro com exercícios ou intervenções não invasivas, e a única opção é a cirúrgica.

É normal que os pacientes voltem a sentir tudo de maneira normal com o passar dos meses, até o período de um ano.

Em muitos casos, as pacientes buscam a cirurgia plástica para a correção da diástase – chamada abdominoplastia convencional – que geralmente está indicada para pacientes com excesso de gordura e/ou pele.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

Como saber se tenho Diástase
Nesta postura, pressione com os dedos no centro da barriga para sentir se existe um espaçamento entre os músculos. A segunda forma é avaliando esteticamente o abdômen na posição ereta, neste caso, pode se observar um afundamento entre os músculos, conforme a imagem abaixo.

2 - E quanto tempo leva a diástase abdominal a fechar espontaneamente após o parto? Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

Sim, havendo indicação médica, o plano de saúde deve garantir a autorização e cobertura da cirurgia de diástase, principalmente considerando que o procedimento tenha natureza reparadora.