Qual é a gravidade de uma embolia pulmonar?
Ele obstrui as artérias pulmonares, prejudicando a oxigenação do corpo. Esta situação, se não diagnosticada precocemente, pode levar à morte.
Qual a chance de sobreviver a uma embolia pulmonar
Esse trombo tende a desprender-se, passar pelo coração e seguir até a artéria pulmonar ou a seus ramos, causando a sua obstrução. Essa situação é extremamente grave e apresenta letalidade de, aproximadamente, 30%, quando não tratada adequadamente.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com embolia pulmonar
Além disso, outros pacientes podem apresentar uma síndrome pós-embolia pulmonar, por um período aproximado de três meses, que tende a gerar falta de ar persistente e qualidade de vida prejudicada.
Quando a embolia pulmonar pode matar
Quando os coágulos são maiores, mais de uma artéria é afetada e pode se deslocar para as veias causando o seu entupimento, o que pode comprometer ou parar completamente a circulação da artéria pulmonar. A interrupção do percurso sanguíneo é gravíssima e pode levar à morte.
Tem como se salvar de uma embolia pulmonar
Pacientes com pequenas embolias são tratados apenas com anticoagulantes para impedir novos episódios. A área infartada não tem salvação. O que morreu do tecido pulmonar não é recuperável. Em geral, o paciente fica tomando anticoagulantes por pelo menos 6 meses.
Como saber se a embolia pulmonar é grave
Quando os trombos são maiores ou, embora menores, mais de uma artéria pulmonar é afetada, os seguintes sintomas são indicativos da embolia pulmonar:
- Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade;
- Falta de ar;
- Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração;
- Palidez;
- Ansiedade.
O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar
Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.
Qual a embolia mais perigosa
E é por isso que a embolia pulmonar é tão perigosa: este problema tem origem na formação de um coágulo (trombose) em uma veia, esse coágulo pode se desprender e através da circulação chegar até os pulmões.
Quais as sequelas de quem teve embolia pulmonar
→ Sequelas da embolia pulmonar
A embolia pulmonar pode evoluir para um quadro conhecido como hipertensão pulmonar, caracterizada pelo aumento anormal da pressão da artéria pulmonar.
O que acontece depois da embolia pulmonar
A embolia pulmonar maciça é aquela que pode levar à morte súbita, quando existem vários êmbolos ou a TVP dura muito tempo, pois a falta de oxigenação do corpo afeta todo o organismo. Normalmente, os sintomas são taquicardia, falta de ar e cianose (cor azulada ou acinzentada na pele, unhas, lábios e ao redor dos olhos).