Qual é a doença causada pela falta de vitamina D?

Perguntado por: rgeraldes6 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

São elas: Raquitismo; Osteoporose; Diabetes; Obesidade; Hipertensão arterial; Artrite reumatóide e Esclerose múltipla.

Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Sem a vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver o cálcio dos alimentos de forma adequada, o que pode levar a problemas como osteoporose e fraturas ósseas; promove a saúde óssea: naturalmente, é essencial para manter a saúde dos ossos.

Exponha-se ao Sol
Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. O período do dia mais propício para estimular a obtenção de vitamina D é entre 10h e 15h. Isso porque é nessa faixa de tempo que a incidência de raios UVB atinge seu pico.

Tomar sol por 15 minutos diariamente é a forma mais eficaz de se conseguir manter bons níveis de vitamina D no organismo. Mas a alimentação sempre pode ajudar no processo - e, em casos avaliados por médicos, pode ser necessária a suplementação.

A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Um indivíduo que carece da substância também está sujeito a desenvolver sintomas de quadros como esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, depressão e autismo.

Os principais sinais e sintomas da falta de vitaminas

  1. Cansaço e fraqueza muscular. Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. ...
  2. Anemia. ...
  3. Problemas de visão. ...
  4. Depressão e ansiedade.

O intervalo de referência para vitamina D foi arbitrariamente definido por especialistas para estar entre 30 e 100 ng/mL, sendo a faixa ideal de 40 a 60 ng/mL. Níveis entre 21 e 29 ng/mL são considerados insuficientes e os valores abaixo de 20 ng/mL são deficientes.

Quem pensa que a vitamina D permanece no organismo até ao Verão seguinte, não pode estar mais enganado. Estima-se que a vitamina D permaneça no tecido adiposo entre três semanas e dois meses.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
É preciso ressaltar, no entanto, que os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3.

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.

Segundo a nutricionista Carla Cotta, o fator que mais impacta a quantidade da substância no corpo é não tomar banhos de sol: “Falta de exposição ao sol de maneira frequente e no horário mais indicado de radiação solar é a principal causa de deficiência de vitamina D”.

Carnes brancas e vermelhas
Outros tipos de alimentos com vitamina D são as carnes de boi. De todas as partes desse animal, o fígado é a que possui maiores quantidades dessa substância. Além disso, ele tem alta concentração de ferro e outras vitaminas. Carnes de peru e porco também são ótimas para adquirir a vitamina D.