Qual é a fruta que não tem açúcar?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quais as frutas que tem o menor teor de açúcar? 15 frutas com menos açúcar – Framboesa, cranberry, amora, morango, melancia, mamão, melão cantaloupe, nectarina, melão honeydew, pêssego, laranja, kiwi, mexerica, damasco e mirtilo.

Mel, frutas desidratadas, leite de coco, lentilhas, abacate e manteiga de amendoim são alguns dos alimentos para substituir o açúcar e proporcionar uma sensação de satisfação. Esses alimentos são naturais, ricos em nutrientes e ainda ajudam a manter a saúde em equilíbrio.

O açúcar contido nas frutas é a frutose, dentre eles os que mais possuem frutose é a manga, caqui, uva e banana. Bastante atenção aos excessos de frutose. A dica inteligente é parar de beber suco de frutas e aumentar a ingesta de água. Após isso feito, evite as frutas mais açucaradas citadas acima!

O abacate é uma das frutas mais indicadas para diabéticos porque tem um baixo teor de açúcar. Entretanto, uma vez que ele é bem calórico, é preciso ter moderação. O abacate é rico em uma gordura do tipo ômega-3, muito benéfica para a alimentação.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Já a banana-da-terra, ou banana-comprida, é bem maior, podendo chegar a quase 30 centímetros de comprimento, tem menos açúcar e uma grande quantidade de amido.

Os diabéticos sempre se perguntam o que podem e o que não podem comer. E isso acontece também para as frutas, já que estas são bombas de frutose. Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são as mais recomendadas para quem tem diabetes pelo excesso de açúcar que podem gerar picos de glicemia.

Pão fica ótimo se for com alguma fonte de proteína junto (ovos, frango desfiado, atum, carne moída...) , melhor ainda se incluir algum vegetal em conjunto (por que não um sanduíche por aqui?), dá pra se comer bem, mesmo sendo diabético.

As panquecas de aveia e banana são uma excelente opção saudável para substituir o pão no café da manhã, já que são fontes de fibras e proteínas que aumentam a sensação de saciedade por mais tempo e fornecem energia para o resto do dia.

A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.

Alimentos que devem ser evitados
Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa; Cereais matinais que contém açúcar. Embutidos: salame, mortadela, presunto, salsicha. Açúcar, mel, açúcar mascavo, calda, cana-de-açúcar, sorvetes e chocolates.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.