Porque só tenho vontade de ficar deitada?

Perguntado por: smonteiro3 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Na clinomania, existe a condição de querer ficar deitado”, esclarece o médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, em São Paulo. Além da discriminação, o distúrbio também pode ser confundido com depressão, apneia e até outros transtornos do sono.

Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo. Além disso, é comum afetar todas as áreas da vida e, inclusive, prejudicar o desempenho no trabalho e nas obrigações diárias.

O estresse acumulado do dia e a dificuldade de se desconectar dos problemas são as principais causas desse estado de agitação mental à noite.

Qualquer pessoa pode passar por episódios de falta de ânimo para realizar tarefas diárias. No entanto, é preciso estar atento quanto ao tempo que se sente esse desânimo. Quando em demasia ele pode ser a indicação da necessidade de avaliar quais as condições estão sendo a causa dessa sensação tão ruim.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

  1. 6 dicas para vencer o desânimo.
  2. Estabeleça metas. Uma boa forma de driblar o desânimo é estabelecer metas. ...
  3. Registre seus resultados. ...
  4. Compartilhe seus problemas. ...
  5. Tire um tempo para descansar. ...
  6. Se alimente bem. ...
  7. Pratique exercícios físicos.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

Dia a dia corrido, estresse, poucas horas dormidas, exercícios físicos intensos e por aí vai. Essas são algumas situações comuns que causam cansaço excessivo. De modo geral, a sensação desaparece depois de uma bela noite de sono ou alguns dias de pernas para o ar.

Por que isso acontece?" Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Talvez a causa da falta de ânimo seja um relacionamento ruim ou um emprego insatisfatório. É provável que você já se sinta melhor após se afastar desses fatores. Caso isso não seja possível, mudar a sua perspectiva ou o seu comportamento em relação ao causador desse sentimento pode transformar o seu humor.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.