Quem tem hepatite A pode beijar na boca?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Hepatite A: A principal via de transmissão da hepatite A é por via oral. As mais clássicas são por meio de água ou alimentos contaminados por fezes ou pelas relações oro-anais (popularmente conhecido como cunete ou beijo grego). Entretanto, a via de transmissão pelo beijo é possível.

O vírus da hepatite B é bastante infeccioso e pode ser transmitido por sangue ou secreções contaminadas. Ou seja, a transmissão da hepatite B pode ocorrer durante o beijo e ao compartilhar alicates de unha, copos, escovas de dente e lâminas de barbear, por exemplo.

A hepatite A é transmitida de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por fezes contendo o vírus. A incidência é mais frequente em locais com precariedade do saneamento (água e esgoto não tratados) e acomete, principalmente, crianças e adolescentes.

Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

Eventualmente, quando o quadro é muito grave, pode causar insuficiência hepática, sangramento e morte, indicou o infectologista. Segundo o presidente do Instituto Vital Brazil, a hepatite A tem uma evolução em duas fases: primeiro o paciente apresenta um quadro agudo, que dura entre uma e duas semanas.

HEPATITE A
Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Vírus da hepatite B é 100 vezes mais contagioso que o da Aids.

Como acontece a transmissão da hepatite A
A contaminação pela hepatite A acontece pela via fecal-oral, ou seja, por meio do contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. A doença costuma se propagar em regiões com condições precárias ou que não tenham tratamento de água e esgoto.

A hepatite A é transmitida principalmente por água e alimentos contaminados pelo vírus da doença. Por isso, é importante manter uma boa higiene sempre lavando as mãos após usar o banheiro e antes de comer e preparar as refeições. Os sintomas iniciais são febre, dor na barriga, mal-estar e falta de apetite.

Na doença aguda e nos meses seguintes a infecção o IgM anti-HAV é reagente, ou seja se reagente ou positivo para IgM anti-HAV significa infecção atual ou recente e se não-reagente ou negativo significa ausência de infecção atual ou recente.

O vírus pode ser disseminado pelas mãos de pessoas infectadas por contato direto ou também pela manipulação de objetos contaminados. A doença não tem tratamento específico. Durante a fase aguda da doença, os indivíduos devem ser afastados da comunidade (creches, escolas, trabalho).

Exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E. Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.

Gilberto Turcato – O vírus da hepatite A é adquirido por via oral através da água ou alimentos contaminados. Ele agride diretamente o fígado e causa uma doença aguda, autolimitada, que não se cronifica, isto é, o vírus não permanece no organismo do paciente como acontece com as hepatites B e C.

c) cuidados com o paciente – a) isolamento - é necessário o isolamento e afastamento do paciente das atividades normais (se criança, isolamento e afastamento da creche, pré-escola ou escola) durante as primeiras duas semanas da doença, e não mais que 1(um) mês depois do início da icterícia; exceções devem ser avaliadas ...

​​Hepatite A
É considerada a mais branda e que pode ter evolução benigna. Há a possibilidade de evoluir para hepatite fulminante, podendo levar a um transplante de fígado ou a óbito. Sua transmissão se dá por via oral ou fecal.