Quais hepatites são contagiosas?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta.

A hepatite A é causada pelo vírus VHA, é uma doença contagiosa sendo a transmissão fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

Em todo o mundo, as hepatites B e C atingem 520 milhões de pessoas, número 13 vezes maior que o de infectados pelo vírus da Aids. Transmitido também por contato sexual, o vírus do tipo B é 100 vezes mais contagioso que o HIV. Já o vírus do tipo C é adquirido com mais frequência por meio de sangue e derivados.

Uso de sangue e seus derivados contaminados; Relações sexuais sem o uso de preservativos (menos comum); Transmissão de mãe para o filho durante a gestação ou parto (menos comum).

Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída. O surgimento dos sintomas é muito raro, mas podem aparecer cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além da urina escura e fezes claras.

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

A hepatite A, na maioria das vezes, tem cura com recuperação total do fígado. As hepatites B e C podem levar a cirrose hepática e até a uma maior incidência de câncer no fígado.

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo. Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?

Na hepatite A é necessário separar por precaução pratos, talheres e copos de uso diário, roupas de cama, mamadeiras. A abstinência sexual, principalmente durante a fase aguda da doença deve ser rigorosamente seguida.

A transmissão por via sexual é pouco frequente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de objetos. Apesar de o vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

A hepatite C é considerada a mais perigosa das hepatites. A razão é que ela se torna crônica em pelo menos 75% dos casos, um índice altíssimo. Para se ter uma ideia, somente 10% dos infectados pela hepatite B, a segunda mais perigosa, se tornam doentes crônicos.

Se o infectado com a hepatite C também se encontra infectado com o HIV/AIDS então será necessário sempre fazer uso do preservativo na relação sexual, pois nestes casos o risco de transmissão e aumentado.

A hepatite B não tem cura por ser um vírus de DNA, no qual um pedacinho do genoma do agente invasor se aloja nas células hepáticas. Mas é possível conviver com o vírus de forma tranquila na maioria dos casos, já que o organismo neutraliza o agente invasor e há medicamentos efetivos no controle da doença.

Se seu parceiro ou parceira descobriu que tem HBV, você também deve fazer o exame e considerar tomar a vacina. Sexo é uma forma comum de transmitir o HBV de uma pessoa para outra. Não faça sexo sem proteção até conhecer seu status. Use preservativos ou outra proteção de barreira de látex.