Qual é a dor da herpes?

Perguntado por: roliveira3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sintomas: Os primeiros sinais do herpes zoster podem ser a aparição de erupções cutâneas atrelada à sensação de formigamento, dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral. Pode causar fisgadas e sensação de dor aguda proporcional a de um choque. Pode levar até 4 semanas para as erupções sumirem.

Sintomas e sensações provocados pelo herpes
“É mais comum que o paciente sinta uma sensação de formigamento, coceira ou leve queimação antes do aparecimento das pequenas bolhas que evoluem para lesões com crostas e ulcerações, do que sentir dor.

Uma coceira ou queimação no local, vesículas que surgem e desaparecem numa semana são os sintomas mais comuns. No entanto, em alguns casos a doença complica e provoca alterações bastante sérias.

Isso acontece porque os nervos alvo do herpes zoster são os responsáveis pela sensibilidade. As pessoas que a desenvolvem estão mais suscetíveis a apresentar quadros de depressão e outras alterações psíquicas e físicas por causa da dor frequente.

Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento. Os sinais mais comuns são o surgimento de bolhas, lesões, manchas vermelhas e feridas dolorosas nos lábios.

O herpes é uma infecção viral que pode se manifestar com lesões na boca ou nos genitais. A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

A doença pode deixar sequelas, que vão de cicatrizes a cegueira e surdez.

“Em tempos de crise de herpes com dor local, o que se recomenda fazer para alívio dos sintomas é limpeza com compressas de água boricada e usar cremes com antibióticos.

O tratamento do herpes zoster inclui dois aspectos principais: o uso de antivirais e o manejo da dor. O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado. O tratamento deve ser realizado por sete dias.

Na fase final da evolução da doença, é comum o aparecimento de crostas (imagem 3).

Caso não seja adequadamente tratado com medicações antivirais, o herpes zóster pode deixar cicatrizes inestéticas, manchas e até mesmo determinar a chamada “neuralgia pós-herpética”.

A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.