Qual o horário que a pressão é mais alta?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.

Na maioria das pessoas, durante as horas de repouso, ocorre uma diminuição normal da pressão, que vai aumentado gradativamente ao amanhecer até atingir seus níveis máximos durante o dia.

No caso da pressão arterial, há dois picos: “Um em torno das 9h e outro próximo às 18h”, explica Campos de Brito.

Os horários mais indicados para medir a pressão arterial são, geralmente, ao acordar pela manhã e no início da noite. Nestes períodos, a pressão costuma se elevar devido a reações hormonais desencadeadas no organismo. Por isso, acompanhar esses momentos é importante.

A medida da pressão arterial é normalmente aferida em mm de Hg (milímetros de mercúrio). Considera-se como pressão normal a medida que está entre 120 e 80 mm de Hg.

O que faz a pressão subir
Quando uma pessoa está deitada, por exemplo, ela fica mais baixa. Quando há movimentação e esforço físico, o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia e mais sangue circulando nos órgãos e membros, logo, a pressão arterial sobe.

Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

A pressão é considerada alta quando seu valor é igual ou superior a 14/9 mmHg (milímetros de mercúrio). Isso significa que a maior tensão exercida nos vasos sanguíneos vai além de 14 mmHg, marcando a sístole.

Esteja em ambiente calmo e em repouso há pelo menos 5 minutos. Evite falar durante a medição, pois isso pode afetar as leituras. Se houver algum estresse emocional, espere se acalmar, cerca de 20 a 30 minutos, para realizar as medidas. Realize as medidas com o braço apoiado na altura do coração.

Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

Variação da pressão arterial é considerada normal
Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono. Também se eleva quando fazemos esforços, quando estamos preocupados ou com dor”, explica o cardiologista Aloísio Marchi da Rocha.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.