Como são as manchas roxas de leucemia?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.

​Como são as manchas de leucemia? Diferentemente das lesões provocadas pelo câncer de pele, as manchas de leucemia têm relação com a queda na produção das plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. Desse modo, pintinhas vermelhas e manchas roxas nas pernas podem ser sinais de leucemia.

Leucemia / Principais sintomas:
Sangramentos mais comuns nas gengivas e nariz. Manchas roxas na pele. Gânglios inchados, mas sem dor, principalmente no pescoço e nas axilas.

A diminuição das plaquetas ocasiona sangramentos, sendo os mais comuns das gengivas e pelo nariz e manchas roxas (equimoses) e/ou pontos roxos (petéquias) na pele.

No caso das leucemias agudas, os pacientes apresentam um quadro bastante aflorado de anemia, com palidez e cansaço; redução na quantidade de glóbulos brancos funcionantes, gerando febres e infecções; e baixa nas plaquetas, com ocorrência de hemorragias e manchas pelo corpo.

Surgimento de Petéquias na Leucemia
Esses hematomas geralmente aparecem como coleções de pequenas manchas vermelhas ou pontos logo abaixo da superfície da pele, uma condição chamada “petéquias”.

O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

A mielofibrose se encaixa no grupo das neoplasias mieloproliferativas crônicas, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela se desenvolve devido a mutações genéticas que ocorrem nas células-tronco, fazendo com que elas passem a se diferenciar e renovar de forma defeituosa.

A confirmação diagnóstica da leucemia é feita com o exame da medula óssea, o mielograma. Em alguns casos, ainda é necessária a realização da biópsia da medula óssea, onde um fragmento do osso da bacia é retirado e enviado para a análise de um patologista.