Qual o exame para saber se tem mioma?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Por meio de ondas sonoras, ele consegue identificar, medir e mapear os miomas. O exame pode ser transabdominal, quando o transdutor que obtém as imagens é posicionado em cima do abdômen ou via transvaginal, quando ele é inserido no canal vaginal da paciente.

Exames Diagnósticos
O diagnóstico pode ser feito por meio de diferentes exames de imagem: Ultrassonografia Pélvica ((US Pélvica) ou US Transvaginal é o melhor exame para se encontrar e classificar os Miomas Uterinos. Ressonância Magnética – Deve ser feito quando houver suspeita de o Mioma ser maligno.

No entanto, para ter o diagnóstico preciso é preciso realizar exames específicos. Quando o ginecologista sente alguma irregularidade, ele pode solicitar exames laboratoriais, como hemograma e urina. Isso acontece para investigar melhor as propriedades do sangramento.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico, mas a ecografia pélvica transvaginal confirma o diagnóstico e exclui outras patologias. Tratamento: O tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente.

A ultrassonografia pélvica é um exame indicado para o diagnóstico de mioma uterino porque possibilita a visualização do útero, do colo uterino, da vagina, das tubas uterinas e dos ovários.

Porém, é importante ficar atenta! Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

Nos casos de suspeita de malignidade, a videohisteroscopia diagnóstica é o exame chave, pois permite a visualização do canal do colo do útero e a retirada de material para biopsia, se necessário. Enquanto mioma e pólipos surgem no útero, cistos são bolsas líquidas que se formam no ovário.

A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva. O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.