Onde dói quem tem mioma?

Perguntado por: rdrumond3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.

Se os miomas crescem muito, podem comprimir a bexiga e o intestino, levando à incontinência urinária e à constipação intestinal, respectivamente. Cólicas menstruais, dor durante o ato sexual e dores pélvica ou lombar também podem ser causados por miomas (1-3), embora mais raramente (4).

Principais sintomas
Os sintomas variam conforme o tipo de mioma. Se for intramural, a mulher pode ter cólicas de maior intensidade e um fluxo menstrual maior, durante o período menstrual. Dependendo do tamanho, esses miomas podem prejudicar a gravidez.

Mioma não é a causa de dor nas pernas, dor nas costas, dor de cabeça, alteração na urina, prostração e muito menos ganho de peso!!! Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

Segundo o médico, só deve haver alguma preocupação quando os sintomas dos miomas passam a incomodar. “Quando a mulher começa a se queixar do aumento do fluxo menstrual, de cólicas constantes, inchaço do abdômen, dores durante a relação sexual, sensação de pressão abaixo do umbigo, aí é preciso investigar.”

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.

O mioma uterino, em 30% dos casos, não apresenta sintomas: durante um simples check-up, o ginecologista descobrirá sua presença. Nos 70% restantes, por outro lado, pode causar dor intensa na região pélvica.

Os anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo, podem ser eficazes no alívio da dor causada pelos miomas, no entanto, estes remédios não têm a capacidade de reduzir o sangramento.

O mioma uterino é um tipo comum de tumor não canceroso que pode crescer dentro e ao redor do útero. Nem todos os miomas causam sintomas, mas quando o fazem, eles podem incluir sangramento menstrual intenso, dor nas costas, micção frequente e dor durante o sexo.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.