O que devo tomar para acabar com mioma?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os anti inflamatórios não hormonais, como ibuprofeno, piroxican, cetoprofeno, cetocorolaco, naproxeno, entre outros, são medicações que ajudam no controle dos sintomas. Como diminuem a inflamação, melhoram as dores pélvicas e por causarem vasoconstrição, também ajudam a diminuir o sangramento vaginal.

A pílula anticoncepcional é uma das principais medicações que podem ser indicadas nesses casos. Além do tratamento hormonal, o tratamento de miomas uterinos pode ser feito por meio de anti-inflamatórios, antifibrinolíticos e até mesmo suplementação de ferro.

Não existe um medicamento que faça o mioma desaparecer. Algumas drogas conseguem impedir o seu crescimento ou até reduzir o seu tamanho temporariamente, mas como elas causam efeitos colaterais fortes e não podem ser usadas por mais do que três a quatro meses, o mioma volta a crescer quando o tratamento é interrompido.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

O uso de anti-inflamatórios ajuda a controlar os sintomas. Pílulas anticoncepcionais podem auxiliar‚ porque mantêm baixas as doses do hormônio estrogênio‚ que nutre os tumores. Este tratamento apenas alivia os sintomas do mioma.

Uxi Amarelo também é chamado de uxipuçu, axuá, pururu, uxi-liso, é muito usado no Brasil para auxiliar em tratamento de miomas, infecções urinárias, inflamações uterinas, quistos, entre outros.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
O chá de gengibre é rico em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, como gingerol, shogaol, citral e elinoide, que ajudam a aliviar os sintomas de inflamação no útero, como cólicas e náuseas.

Portanto, é normal o mioma regredir e desaparecer em alguns casos, visto que costumam se desenvolver por conta de desequilíbrios hormonais, e param de crescer quando o organismo restabelece o equilíbrio. No entanto, ele não é expelido naturalmente pela menstruação, ou eliminado pela vagina.

Estes medicamentos são formas sintéticas de um hormônio produzido pelo corpo (GnRH). Leuprolida e gosserrelina são mais comumente usados​​. Eles conseguem encolher miomas e reduzir o sangramento ao fazer com que o organismo produza menos estrogênio (e progesterona).

Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.