Quais os problemas que o mioma pode causar?
A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.
Quais as complicações que o mioma pode causar
Já os miomas submucosos formam-se na parede interna do corpo uterino, e são os que podem provocar maiores complicações e sintomas, como dor, aumento de sangramento (o que pode levar à anemia) e até mesmo dificuldade para engravidar.
Quando o mioma é perigoso
Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.
O que acontece se eu não tirar o mioma
Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.
Quais as sequelas do mioma
Os miomas podem causar sangramento uterino anormal (p. ex., menorragia ou menometrorragia). O sangramento da submucosa pode ser grave o suficiente para causar anemia. Se os miomas crescerem e se degenerarem ou se os miomas pediculados sofrerem torção, pode ocorrer pressão ou forte dor aguda ou crônica.
O que uma pessoa com mioma não pode fazer
Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.
Quem tem mioma sente dor todos os dias
É comum, no entanto, a presença de miomas provocar períodos menstruais mais intensos e/ou mais longos (mais de sete dias por mês), sensação de pressão na pélvis ou dores nesse mesmo local. Quanto maior o mioma, mais chances há de causar algum tipo de sintoma.
O que alimenta o mioma
O estrogênio alimenta os miomas, portanto, eliminar qualquer excesso pode diminuir os riscos de miomas. Menor IMC: Frutas e vegetais geralmente são baixos em calorias.
Qual a probabilidade de um mioma virar câncer
Esse risco gira em torno de apenas de 0,5% a 1% dos casos de câncer de endométrio. É necessário fazer uma avaliação criteriosa junto a um especialista para assegurar que não existem maiores riscos”, ressalva. Como se viu, a grande maioria dos miomas não possui nenhuma relação com o aparecimento de tumores malignos.
Como é a barriga de quem tem mioma
Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.
Tem remédio para desmanchar mioma
A marca mais conhecida é o Zoladex (acetato de gosserelina). Os miomas sofrem uma diminuição de tamanho e melhora dos seus sintomas.
Quando é necessário a retirada do mioma
Em geral, opera-se os casos que estão com muitos sintomas, como por exemplo, hemorragias mensais, que levam até a anemia, dores tipo cólicas, que não se controla com antiespasmódicos, ou aqueles úteros muito volumosos.