O que é uma otite grave?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Otite externa é uma infecção grave da pele do meato acústico, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o meato acústico inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor. O diagnóstico baseia-se na inspeção.

Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva. Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.

Otite média crônica
Apresenta risco de complicações graves, como surdez, paralisia facial, tontura e meningite. Os principais sintomas são secreção no ouvido, muitas vezes com odor ruim, e perda de audição.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

As otites recorrentes podem levar ao acúmulo de líquido no ouvido médio, que não desaparece. Quando isso acontece, denomina-se otite crônica ou de longo prazo.

Devido à proximidade das meninges com o ouvido médio, uma infecção no ouvido, quando não é tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro de meningite. Por isso, esteja atento à sua saúde e, diante de qualquer suspeita de problema auditivo, procure um otorrinolaringologista!

No geral, ela costuma durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura sem maiores problemas. Mas existem algumas complicações que podem acontecer por conta de uma otite que tenha sido mal acompanhada ou mal tratada.

Diagnóstico de otite externa maligna
Os médicos precisam frequentemente retirar uma pequena peça de tecido do canal auricular e analisá-la sob um microscópio (biópsia) para se certificarem de que os sintomas não são causados por câncer.

Em pessoas com otite média aguda, o ouvido infectado fica dolorido (consulte Dor de ouvido. Algumas pessoas também têm secreção do ouvido ou, raramente, perda auditiva. A dor de ouvido pode ser devido a uma doença do próprio... leia mais ) e apresenta um tímpano avermelhado e abaulado.

O antibiótico inicial de escolha é a Amoxicilina (875mg a cada 12 horas) por 7 a 10 dias. Histórico de resistência prévia à Amoxicilina ou quadro associado de conjuntivite purulenta, sugere-se o uso de amoxicilina com Clavulanato 875/125mg ou Cefalosporina (segunda ou terceira geração).