O que significa quando o ouvido coça muito?

Perguntado por: umorgado9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

O simples atrito do objeto na pele fina do ouvido pode desencadear um prurido, ou coceira, podendo ser devido a descamação da pele, ou pela inflamação local, causada pelo trauma com o objeto. Mas fique atento, caso a coceira seja constante, procure um otoneurologista para averiguar se realmente não é nenhuma doença!

Suas causas podem envolver eczemas, dermatites, fungos e alergias, e para cada tipo de causa existe um cuidado necessário. Colírios, antibióticos e seringas, por exemplo, são opções de tratamento que podem parar com essa sensação de coceira.

Ao invés disso, opte por tratar o excesso de cera com glicerina ou gotas de óleo, como o azeite de oliva. Isso ajuda a acalmar a coceira e amolecer o cerume que acaba sendo removida sozinha.

Um inseto, por menor que seja, pode causar desconforto, dor, inchaço, zumbido e até sangramento no canal auditivo. Outros sintomas possíveis são tontura e perda de audição. Mesmo sendo uma situação estressante, é possível impedir que o animal se aloje na parte mais interna do ouvido.

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

A otomicose ou otite externa fúngica corresponde ao crescimento de fungos no canal do ouvido, sendo associada a aumento da umidade e calor, má higiene, imunossupressão, diabetes , alergias de pele, uso prolongado de corticóides tópicos e cirurgias prévias do ouvido.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.