Como saber se minha memória está boa?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Seu computador anda lento, travando, desligando sozinho ou dando tela azul com muita frequência? Saiba que esses podem ser sintomas que de defeito na memória RAM! O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.

Acesse o menu de configuração no seu Windows, podendo ser através do menu Iniciar. Passo 2. Pesquise por memória no campo indicado. Selecione a opção “Diagnosticar problemas de memória do computador”.

Como executar testes de memória

  1. Pressione Windows + R.
  2. Na tela de execução, digite mdsched.exe e pressione Enter.
  3. Clique em Reiniciar agora e verificar problemas (recomendado) Aviso: Anote as etapas de 4 a 8 antes de prosseguir.

Ou seja: se a ideia é ter uma máquina voltada para produtividade, vale começar pelos 8 GB. Já para um computador gamer, pode ser necessário subir o patamar para a faixa dos 16 GB, uma vez que os jogos mais recentes estão cada vez mais exigentes.

Saiba como:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para iniciar o Gerenciador de Tarefas. Ou clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Gerenciador de Tarefas.
  2. Selecione a guia Desempenho para ver o uso atual de RAM mostrado na caixa Memória e a capacidade total de RAM listada em Memória física.

Os sinais de alerta em pessoas com perda de memória são:

  1. Dificuldade em executar atividades diárias habituais.
  2. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência.
  3. Sintomas de depressão (perda de apetite, pensamentos suicidas, insônia e lentidão).

Para saber se você tem memória eidética, basta aplicar um teste simples. Pegue uma imagem, olhe para ela por alguns segundos. Depois disso, guarde a imagem e feche os olhos. Se você conseguir ver a imagem completa em seu consciente, sem que ela se mexa ou troque de cor, então é possível que você tenha memória eidética.

As pessoas que têm consciência sobre a perda de memória podem não apresentar demência. Os médicos podem identificar a causa com base em resultados de exame, exames de diagnóstico por imagem (como RM ou TC) e outros testes, incluindo testes formais do funcionamento mental.

O processo para saber a frequência da memória RAM é relativamente simples e qualquer pessoa pode fazer, mesmo com o conhecimento básico em informática. No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto!

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida. Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados.

A memória secundária é mais barata mas mais lenta, sendo utilizada para armazenar informação por longos períodos de tempo.

Reiniciando o computador: sim, essa é a maneira mais prática e rápida de liberar espaço na memória RAM do seu dispositivo. Isso ocorre porque, ao reiniciar, vários processos que não estão sendo mais necessários são interrompidos e isso permite que essa memória livre seja alocada em outras atividades.

A memória RAM guarda de maneira temporária informações que computadores e celulares precisam durante o uso de programas. Isso quer dizer que o componente ajuda a abrir aplicativos, programas, sites, arquivos e muito mais. Essas informações são apagadas assim que o aparelho é desligado.

Aqui, você deve ativar apenas um comando: Ctrl + Shift + Esc simultaneamente. Ao fazer isso, uma janela aparecerá e você deverá clicar na aba desempenho. Essa aba apresenta vários dados do seu dispositivo, incluindo o tipo de memória RAM, uso e a sua composição.

Causas do raciocínio lento
Entre elas se destacam aspectos emocionais e psicológicos, alimentação e até o excesso de tarefas.