Como o energético é feito?

Perguntado por: vmodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

O energético, definido pela ANVISA como um Composto Líquido Pronto para o Consumo, é feito com bastante água e substâncias estimulantes, como taurina, cafeína e arginina, podendo incluir ainda outros ativos, como carboidratos, vitaminas, minerais e aminoácidos simples e de cadeia ramificada ¹.

O PRODUTO. São bebidas não alcoólicas com combinações de ingredientes que comumente incluem cafeína, taurina, vitaminas, bem como outras substâncias como glucuronolactona, aromatizantes e corantes.

O sêmen é coletado em um tubo de vidro esterilizado, acoplado à extremidade da vagina artificial. Durante a monta, antes que aconteça a penetração na vagina da vaca, um técnico desvia o pênis do touro, colocando-o na vagina artificial para que ocorra a coleta.

Onde fica a taurina do boi? O touro – Taurina – Testículos e sêmen de touro. É daí que originalmente vinha a taurina. Os químicos já conseguiram sintetizá-la (os bovinos agradecem) e é essa a taurina do Red Bull.

De onde vem a Taurina? As principais fontes de taurina são de derivados animais, como carnes, peixes e lácteos. No entanto, alguns alimentos vegetais processados contém adição de taurina e é bem improvável de que estes podem oferecer quantidades suficientes para melhora dos níveis.

A taurina é um aminoácido produzido em sua maior parte no pâncreas, no fígado e nos rins, mas também pode ser sintetizado em menor quantidade no cérebro e em outros tecidos do corpo. A taurina é "fabricada" a partir da metionina e da cisteína, que são substâncias da mesma categoria, com participação da vitamina B6.

Líquido fecundante, constituído por espermatozoides e por plasma seminal, produzido pelos órgãos genitais dos animais machos.

Ao contrário do que afirma artigo viral, aminoácido não é tirado de sêmen ou urina de touro. Não é verdade que a substância taurina, contida em bebidas energéticas, venha da urina ou do sêmen do touro.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Ação da taurina no cérebro
Ao contrário do que muitos pensam, a taurina não possui efeito estimulante do cérebro. Sua inclusão na fórmula de bebidas “energéticas” se dá por ela agir como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos dificulte a concentração.

Uma lata de Red Bull possui, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull na é alcoólico e contém aspartame. Modo de usar: É recomendado ingeri-lo 30 minutos antes de começar as atividades físicas.

Testículos e sêmen de touro. É daí que originalmente vinha a taurina. Os químicos já conseguiram sintetizá-la (os bovinos agradecem) e é essa a taurina do Red Bull. Esse aminoácido que nomeia a bebida (touro = bull) está presente em abundância no corpo humano, e age como neurotransmissor e eliminador de gorduras.

Água gaseificada, açúcar, xarope de glicose, taurina (800mg/200ml), cafeína (65mg/200ml), vitaminas (B3, B6, B2 e B12), extrato de guaraná (8,4mg/200ml), cloreto de sódio, glucoronolactona (4,2mg/200ml), inositol (4,2mg/200ml), maltodextrina, acidulante (ácido cítrico), aromatizantes naturais e artificial, regulador de ...

É um dos mais abundantes do nosso organismo e está presente em alimentos de origem animal como ostra, camarão, fígado, atum, bacalhau, lula, lombinho de porco, frango, carne bovina, embutidos, leguminosas e oleaginosas. Não é encontrado em leite, ovo, frutas e vegetais.

O que é a taurina? A taurina foi descoberta em 1927 na bile de bovinos — em touros, daí seu nome — e é um aminoácido sulfônico, ou seja, contém enxofre em sua composição. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas e são divididos em dois grupos: essenciais e não essenciais.