Quem tem insônia pode tomar taurina?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Em doses mais baixas, a taurina pode ter um efeito calmante (abaixo de 250mg), auxiliando até mesmo em dificuldade de sono, porém em doses altas, acima de 750mg, tem efeito potencializador e estimulante das funções cerebrais, melhorando a memória, a atenção e a concentração.

Dica 4: Taurina
Tome esse aminoácido para melhorar o sono. É um bom nutriente caso sofra de ansiedade e pensamentos recorrentes que o mantém acordado.

Como a taurina melhora o receptor de GABA, neurotransmissor que promove o relaxamento, ela pode contribuir para uma melhor noite de sono. Mas esse efeito parece variar entre as pessoas, sendo que algumas ficam mais alertas após consumir a substância, enquanto outras, mais relaxadas.

De acordo com evidências, a taurina não faz mal quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não é recomendado o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.

Alguns trabalhos científicos encontraram uma forte correlação entre o consumo de taurina e a longevidade, atribuindo como hipóteses para este efeito o controle de ansiedade e estresse, a redução do cortisol e melhora da qualidade do sono.

Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar de ser considerado seguro, o consumo de altas doses do suplemento de taurina pode causar sintomas como dor de cabeça, diarreia ou dor no estômago. Pessoas com problemas renais e crianças não devem consumir suplementos de taurina.

De forma genérica, recomendamos que seu consumo seja feito após o café da manhã, sendo uma cápsula de 1.000 mg ao dia. Assim, no momento de praticar as atividades físicas, o seu corpo já terá absorvido os nutrientes necessários para uma performance adequada.

Ação da taurina no cérebro
Ao contrário do que muitos pensam, a taurina não possui efeito estimulante do cérebro. Sua inclusão na fórmula de bebidas “energéticas” se dá por ela agir como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos dificulte a concentração.

As bebidas energéticas, ricas em substâncias como cafeína e taurina, devem ser consumidas com moderação, pois podem sobrecarregar o coração.

No Brasil, a taurina é classificada como suplemento alimentar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que considera 2.000 miligramas como o limite máximo diário recomendado para consumo por pessoas com idade a partir de 19 anos.

Promove a saúde do coração
A taurina pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada, diminuindo a resistência ao fluxo sanguíneo nas paredes dos vasos sanguíneos. Também pode minimizar os impulsos nervosos em seu cérebro que aumentam a pressão sanguínea.

Magnésio dimalato:
Auxilia na redução do stress, da ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, reduz a fadiga crônica e as dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

O Taurine Vitafor é um suplemento desenvolvido de forma a ativar diversas áreas do metabolismo. Tem como principal ingrediente a taurina, aminoácido essencial relacionado ao sistema nervoso e cardiovascular, que auxilia na recuperação muscular e redução do cansaço.