Como repor taurina?

Perguntado por: imorgado7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Basicamente, carne vermelha, frango, peixes e frutos do mar são ricos no nutriente. Também é encontrado em suplementos alimentares específicos, em pó ou em cápsulas.

A dose recomendada do suplemento de taurina varia de acordo com o objetivo de cada pessoa, sendo geralmente indicada entre 0,5 a 3 g desse suplemento por dia, que pode ser ingerido pela manhã ou à tarde. Já para melhorar o rendimento físico, esse suplemento pode ser tomado entre 10 minutos a 2 horas antes dos treinos.

De forma genérica, recomendamos que seu consumo seja feito após o café da manhã, sendo uma cápsula de 1.000 mg ao dia. Assim, no momento de praticar as atividades físicas, o seu corpo já terá absorvido os nutrientes necessários para uma performance adequada.

- Peixes; - Fruto do mar; - Aves; - Carne bovina.

600 mg

As doses usuais vão de 100 a 600 mg por dia.

Estudos mostram que o limite seguro para consumir esse aminoácido é de três a seis gramas diárias no período de um anos. Usualmente, são consumidas doses de 500 a 2000mg de taurina.

De acordo com evidências, a taurina não faz mal quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não é recomendado o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.

A taurina pode ser tomada em forma de cápsulas, em pó ou em líquido, que podem ser adquiridas em lojas de suplementos. Para reduzir o catabolismo protéico, ou seja, diminuir a perda de músculos, deve-se suplementar 500 mg do suplemento, 3 vezes ao dia.

Ação da taurina no cérebro
Ao contrário do que muitos pensam, a taurina não possui efeito estimulante do cérebro. Sua inclusão na fórmula de bebidas “energéticas” se dá por ela agir como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos dificulte a concentração.

A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bílis, fluído produzido pelo fígado.

A taurina é um nutriente encontrado em alimentos como peixe, frango, peru, carne vermelha e frutos do mar. Também é naturalmente produzida em alguns tecidos do corpo humano, com destaque para o fígado, sendo importante para o funcionamento do sistema nervoso central, da imunidade, da visão e da fertilidade.