Qual medicamento aumenta a ureia?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

ANTIBIÓTICOS

  • Penicilina;
  • Rifamicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Sulfametoxazol + Trimetoprima;
  • Tobramicina (entre outros aminoglicosídeos);
  • Anfotericina B;
  • Pentamidina.

Vários antibióticos podem causar nefrite intersticial, principalmente as penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol (Bactrim®). Alguns dos medicamentos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em doentes renais crônicos.

Antibióticos aminoglicosídeos, como vancomicina e gentamicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal.

HIDROCLOROTIAZIDA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. Comprimido.

A ureia alta é causada por danos extremos e geralmente irreversíveis aos rins. Isso geralmente é de doença renal crônica. Os rins não são mais capazes de filtrar os resíduos do seu corpo e enviá-los pela urina. Em vez disso, esses resíduos entram na corrente sanguínea, causando uma condição potencialmente fatal.

A concentração de ureia pode estar aumentada em alimentação com excesso de proteína ou de fontes de nitrogênio não proteico, como a própria ureia, que é usada em ruminantes em até 3% da dieta.

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

Lesão renal por anti-inflamatórios
A lesão renal aguda pode ocorrer com qualquer classe de anti-inflamatório, sejam eles não seletivos, como o Diclofenaco, ou seletivos, como o Celecoxibe.

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.