O que é a ureia na urina?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A ureia é uma substância produzida pelo fígado e parcialmente eliminada na urina que permite ao médico entender melhor como anda a saúde do fígado e dos rins do paciente.

A concentração elevada de ureia pode indicar alguma inadequação no processo de filtragem do sangue pelos rins. As situações geralmente associadas a essa inadequação são: Insuficiência renal. Obstrução do trato urinário.

Bom, como dito antes, a ureia é uma substância que quando identificada em níveis elevados pode significar alterações na sua função renal. Quando os rins começam a funcionar inadequadamente e não filtram o sangue da maneira correta, a concentração de ureia no sangue acaba se elevando.

Resultados normais: Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue).

Quando o exame aponta concentração acima do que é considerado normal dá-se o nome de hiperuremia, sendo considerados muito preocupantes valores acima de 200 mg/dl, podendo levar ao óbito.

O alopurinol é um dos medicamento mais usados no tratamento da gota, pois age no controle dos níveis de ácido úrico no organismo.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Crianças menores de 1 ano: maior que 9mg/dL e menor que 40mg/dL; Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL; Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Chá de dente-de-leão: é uma erva diurética que ajuda a aumentar a produção de urina, o que ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico alto. Chá de alcaçuz: é uma erva que ajuda a equilibrar as taxas de ácido úrico no corpo, diminuindo a inflamação e aumentando a eliminação do ácido úrico pelos rins.

O valor normal do Clearance varia de 90-130 mL/minuto, isto é, a cada minuto que passa, 90-130 mL de sangue são filtrados pelos rins. Qualquer valor abaixo desta faixa, considera-se que o paciente é portador de insuficiência renal.

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.

Quais são os sintomas da creatinina alta?

  • náuseas;
  • vômito;
  • cansaço e fraqueza;
  • retenção de líquido;
  • falta de apetite;
  • falta de ar;
  • confusão mental;
  • emagrecimento.

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.