Quem está com urticária pode comer chocolate?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Tenha atenção à alimentação Alimentos não são causa de urticária crônica, mas podem desencadear crises1-2, principalmente aqueles ditos “liberadores de histamina”, como carne de porco, crustáceos, morango e chocolate, entre outros.

Queijos, ovos. Carnes defumadas e salames. Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).

Existem numerosos fatores que podem desencadear ou agravar surtos de urticária, tais como alimentos (castanha, nozes, amendoim, chocolate, peixe, ovos, leite, entre outros), medicamentos, corantes e aditivos alimentares, exercício, calor, fatores emocionais e picadas de insetos, entre outros.

Medicamentos anti-histamínicos (conhecidos como antialérgicos), por via oral, são úteis para aliviar os sintomas em casos de urticária aguda. A urticária crônica não tem cura, mas as crises podem ser controladas com medicamentos que melhoram os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista.

Portanto, aqui vai outra dica: se alguém com urticária começar com inchaço na região da boca é importante procurar um serviço médico antes que o edema alcance a garganta.

As reações alérgicas são geralmente desencadeadas por alimentos, particularmente ovos, peixes, frutos do mar, nozes e frutas; aditivos alimentares; medicamentos; ou por picadas ou ferroadas de insetos. A ingestão de alguns alimentos, mesmo em quantidades mínimas, pode provocar urticária repentinamente.

Arroz, feijão, carne moída refogada, cenoura sautê, salada de couve- flor, gelatina sem sabor e sem corante com suco de fruta permitida. Leite com fruta permitida e torradas com geléia de fruta caseira. Arroz, feijão, filé de frango grelhado, purê de batata ( sem ovo), salada de alface e pudim de leite de soja.

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja. As carnes que são permitidas nessa dieta incluem os peixes de água salgada, aves de caça, pato, peru e frango orgânico.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

A alergia realmente piora à noite? Não é impressão. Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais.

8 passos para viver bem com Urticária Crônica

  1. Siga as recomendações médicas, sempre!
  2. Diga 'NÃO' à automedicação.
  3. Mexa-se!
  4. Evite o que te faz mal…
  5. Tenha atenção à alimentação.
  6. 6. … e evite corantes e conservantes.
  7. Keep calm! Mantenha-se calmo!
  8. Conheça e monitore seus índices.

Chá verde
Esses elementos são o que reduzem a produção de histamina. Convém tomá-lo antes que os primeiros sinais da alergia apareçam e é recomendado não consumir mais de três chávenas por dia.