Qual a diferença de sarna e urticária?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ao contrário do que também ocorre na urticária, as picadas de sarna normalmente estão localizadas entre as dobras cutâneas, isto é, na região dos dedos e demais pontos de flexão dos cotovelos, joelhos, pulsos ou na genitália.

Sintomas da sarna humana
Consulte um médico se sentir: Comichão ou prurido, sobretudo à noite. Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

Angioedema. que, assim como a urticária, envolve inchaço. Contudo, o inchaço do angioedema é sob a pele, e não em sua superfície. O angioedema também pode afetar o rosto, os lábios, a garganta, a língua e as vias respiratórias.

De acordo com a causa, a urticária é classificada em: – induzida: quando um fator é responsável por desencadeá-la, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão); – espontânea: quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática.

Geralmente, três a quatros dias após o contato com o ácaro, surgem pápulas (“bolinhas”), às vezes com pequenas bolhas de água e que coçam muito, localizadas nos punhos, entre os dedos, mamilos, axilas, abdômen, nádegas e genitália. Nas crianças pode acometer o couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés.

Pode-se usar anti-histamínicos sedantes (dexclorfeniramina, prometazina), para alívio do prurido.

As lesões mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos e é especialmente a mão que serve de veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo, principalmente coxas, nádegas, axilas e cotovelo. No homem, a infecção é comum nos genitais e, na mulher, nos seios.

Na pele podem surgir pápulas (pequenas “borbulhas”) e nódulos avermelhados semelhantes a picadas de inseto e nas crianças observam-se, com frequência, pústulas (“borbulhas” com pus).

Qual o tratamento para escabiose (sarna)? A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].

A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. A urticária surge em diferentes pontos do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços, que costumam ser bem delimitados.

Portanto, aqui vai outra dica: se alguém com urticária começar com inchaço na região da boca é importante procurar um serviço médico antes que o edema alcance a garganta.

A urticária pode ser causada por fatores alérgicos. A urticária aguda, por exemplo, pode se manifestar após a ingestão de alimentos, medicamentos ou contato com outras substâncias como látex.

A urticária aguda dura poucos dias, em geral de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Se o quadro persistir por mais de 6 semanas, classificamos a urticária como crônica. Há casos de urticária crônica que duram anos.