Qual o médico que cuida de urticária?

Perguntado por: ggomes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 12 votos

Se você tem esses sintomas procure um médico alergologista. As urticárias surgem na pele como placas vermelhas inchadas e apresentam coceira muito intensa. Duram de poucos minutos a várias horas, podendo variar o local. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida.

Na urticária crônica induzida, o médico pode lançar mão de testes chamados de provocação. Estes testes irão reproduzir na pele a lesão provocada pelo estímulo suspeito da sua causa como: frio, calor, pressão.

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Portanto, aqui vai outra dica: se alguém com urticária começar com inchaço na região da boca é importante procurar um serviço médico antes que o edema alcance a garganta.

A urticária não tem cura e, geralmente, desaparece espontaneamente depois de um determinado período. No geral, são utilizados alguns medicamentos antialérgicos como loratadina, cetirizina e hidroxizina, além de remédios corticoides tópicos ou orais que aliviam os sintomas, como o prurido.

Angioedema
A urticária como angioedema envolve inchaço, contudo o inchaço é sob a pele, e não em sua superfície. Ele pode, ainda, afetar o rosto, os lábios, a garganta, a língua e as vias respiratórias. Se o inchaço afetar a respiração, pode colocar a vida do paciente em risco.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

O grande perigo é o desenvolvimento do angioedema e da anafilaxia. O angioedema é o inchaço das mucosas e de camadas mais profundas da pele, apresentando-se habitualmente como inchaço dos lábios, olhos, língua, mãos, pés ou genitália.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

Existem numerosos fatores que podem desencadear ou agravar surtos de urticária, tais como alimentos (castanha, nozes, amendoim, chocolate, peixe, ovos, leite, entre outros), medicamentos, corantes e aditivos alimentares, exercício, calor, fatores emocionais e picadas de insetos, entre outros.

Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes). Morangos, banana, abacate. Temperos como pimenta, vinagre e mostarda.

Embora desapareçam sem deixar marcas, podem voltar a manifestar-se em qualquer outra região do corpo. Sintomas como falta de ar e dificuldade para engolir e falar, apesar de raros, são considerados complicações graves, tanto da urticária quanto do angioedema, e exigem atendimento médico imediato.

Pomadas de corticóides: os corticóides tópicos apresentam uma grande absorção, em algumas áreas, como face, pescoço e genitais, a absorção pode ser comparável ao uso via oral.