Quais os benefícios do ovo para a saúde?

Perguntado por: agil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

É bastante nutritivo
Por isso, o consumo regular do alimento contribui com a síntese de hormônios, enzimas, formação de músculos e saciedade. Sendo assim, incluir o ingrediente na dieta pode ajudar a perder peso. Contém também vitaminas D, E, A e do complexo B.

Os ovos auxiliam no aumento da massa muscular, melhora do funcionamento do sistema imunológico e diminuição da absorção do colesterol no intestino. O ovo é rico em Ômega (encontrado na gema) e Albubina (clara), por isso o ideal é consumi-lo juntos.

A melhor maneira de se comer ovo é ele cozido, devido à alta taxa de gorduras e acréscimo de calorias que acontece quando se frita o alimento em óleo. A elevação de temperatura necessária para fritar também pode provocar a perda de nutrientes antioxidantes, como a vitamina E, responsável pela eliminação de ...

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias (um ovo cozido de 100 gramas contém cerca de 155 calorias). Porém, uma omelete feita com pouco ou sem óleo também é uma opção interessante.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir. Mas como eles contêm grandes quantidades de colesterol, acreditava-se que podiam causar doenças cardíacas.

Além disso, consumir ovo cozido de manhã pode aumentar a sensação de saciedade, ajudar a reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.

Novas pesquisas desenvolvidas no Canadá sugerem que proteínas presentes no ovo – mesmo cozido ou frito – podem reduzir a pressão sanguínea o que, em última instância, significa que contribuem para a redução de doenças cardiovasculares.

A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura. Já a clara é maioritariamente constituída por água e proteína, principalmente albumina. O valor nutricional do ovo está no seu todo.

Combate a anemia
Ácido fólico, vitamina B12 e ferro são nutrientes presentes no ovo que ajudam a combater a anemia. Isso porque essas substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

Mais sobre o assunto
Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32 gramas de proteína, explica o especialista. Fernando destaca ainda que, além da concentração proteica menor, o ovo possui maior quantidade de gorduras. “Para cada ovo há em média 6,5 gramas de proteína e 4,5 gramas de gordura.

Carnes brancas e ovos
O consumo adequado de proteínas é vital na dieta para gordura no fígado. No entanto, algumas fontes desse nutriente também são ricas em gordura saturada. Dessa forma, é melhorar priorizar as proteínas mais magras, como peito de frango, peixes e ovos.

Embora o ovo tenha menos proteínas do que outros tipos de ingredientes de origem animal, a verdade é que ele é menos calórico. Assim, pode ser consumido em maior quantidade, desde que outras fontes ricas em colesterol sejam reduzidas da dieta.