Quais as fases da web?

Perguntado por: imedeiros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Pesquisar

  • Web 1.0. Conhecida como a fase estática, não havia interação. ...
  • Web 2.0. A “Geração Colaborativa” ficou marcada pelo início das interações. ...
  • Web 3.0. Depois de aprender a interagir, os usuários ficaram mais exigentes e a nova geração da internet ficou marca pela personalização. ...
  • Web 4.0. O futuro já chegou!

A Web 1.0 é a primeira fase da internet. Ela é caracterizada por sites estáticos, que oferecem informações aos usuários, mas não permitem a interação ou colaboração. Os usuários eram meros espectadores, sem a capacidade de contribuir com conteúdo.

A história da internet é dividida em épocas marcadas pela implementação de novas tecnologias e mudanças na forma como interagimos nela. Conhecidas como Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0, essas fases contam com características muito específicas.

Trata-se de uma visão futurista da internet, que representa uma evolução da Web 2.0 (a web social e colaborativa). A Web 3.0 é vista como uma web inteligente, que utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer uma experiência mais personalizada e imersiva aos usuários.

A Web 3.0 é o nosso atual período da internet. Em comparação com as suas outras duas versões anteriores, é possível dizer que ainda vai demorar um bom tempo até alcançarmos uma próxima era, já que é muito difícil prever o que pode acontecer em termos de evolução nos próximos 10 anos.

O desenvolvimento web inclui criação, codificação e programação de sites e seus respectivos elementos e linguagens. Ele também envolve integração com sistemas e ferramentas, armazenamento de banco de dados, cibersegurança, entre outros, com o objetivo de estruturar cada detalhe de uma página da internet.

A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet.

A Web3 é um conjunto de tecnologias que representa um novo marco durante a evolução da internet. Tem como grande premissa a descentralização da Web, reforçada por conceitos como o blockchain e a tokenização digital, indo na contramão de um cenário em que dados e plataformas ficam concentradas em Big Techs.

Web2 refere-se à versão da internet que a maioria de nós conhecemos hoje. Uma internet dominada por empresas que prestam serviços em troca de seus dados pessoais. Web3, no contexto da Ethereum, refere-se a aplicativos descentralizados que são executados na cadeia de blocos.

A Geração Internet (GI) é composta pelos indivíduos nascidos a partir da segunda metade da década de 1980 até a atualidade. Essa geração é marcada pelo uso intenso das tecnologias, principalmente a internet.