O que é vulnerabilidade familiar?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Famílias vulneráveis são aquelas nas quais os indivíduos que a compõem apresentam déficits em seus recursos pessoais. Assim, diversos termos são utilizados para descrever esse público como, por exemplo, famílias problema e famílias disfuncionais.

Quais são os tipos de vulnerabilidade?

  • Marginalização e Exclusão.
  • Vulnerabilidade na área da saúde.
  • Vulnerabilidade Territorial.
  • Vulnerabilidade Juvenil.

A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.

No Brasil, esse termo está relacionado principalmente à situação de pobreza, uma vez que as pessoas nessa condição constituem grupos em exclusão social, porque se encontram em risco pessoal e social, ou seja, excluídas das políticas sociais básicas (trabalho, educação, saúde, habitação, alimentação).

A vulnerabilidade pode ser definida como uma situação em que o meio físico está vulnerável às pressões humanas. Geralmente, estão presentes três fatores: exposição ao risco; incapacidade de reação; e dificuldade de adaptação diante da materialização do risco.

Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.

A noção de vulnerabilidade vem sendo utilizada por diversos autores como sinônimo de “risco social”, “fragilização”, “precariedade” etc.

E quanto às consequências da vulnerabilidade social, os entrevistados destacam mais uma vez a fragilidade na relação familiar, o isolamento social dos jovens e comportamentos ilegais e/ou tipos de violência.

Confira as recomendações a seguir.

  1. Entenda que está tudo bem não estar sempre bem. Todo ser humano tem emoções, e elas não são sinais de fraqueza. ...
  2. Fale sobre as suas fragilidades. ...
  3. Mostre-se como você é ...
  4. Procure ajuda quando necessário.

Ou seja, pessoas ou grupos socialmente vulneráveis são aqueles com mais dificuldades ou que não dispõem de recursos suficientes para resistir a dificuldades e ameaças de ordem social, econômica, geográfica, ambiental, racial e de outras ordens.

Considera-se que enquanto o risco indica probabilidades, a vulnerabilidade é um indicador da iniquidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.

A vulnerabilidade psicossocial, por sua vez, refere-se ao sofrimento psíquico desencadeado pela exposição a riscos como a pobreza, a doença, a vivência de traumas, a exposição à violência, a privação de direitos civis básicos, entre tantos outros.