Como fazer follow up educadamente?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Como fazer follow-up de vendas em 5 passos

  1. Peça orientação ao próprio cliente.
  2. Pergunte qual é a melhor forma para entrar em contato.
  3. Termine todas as conversas marcando um próximo passo.
  4. Resuma suas conversas e obtenha confirmação por escrito.
  5. Tenha um motivo específico para entrar em contato com o cliente.

Sem elas, não tem como fazer follow up de maneira efetiva:

  1. Seja breve – ninguém tem tempo a perder!
  2. Só faça follow up se tiver algo relevante para tratar com o cliente.
  3. Sempre que terminar um follow up, marque quando e qual será o próximo passo da conversa.

Exemplo de modelo de e-mail de follow-up
Olá, [nome], Estou escrevendo para confirmar nossa reunião em [local e horário], na qual compartilharei informações sobre [produto / serviço] que podem ajudá-lo com suas [metas, pontos fracos ou necessidades].

O segredo para cobrar o retorno do seu cliente sem ser chato está na intencionalidade! Uma dica que funciona é: após combinar a data do próximo contato, não finalize a conversa. Independente do que o cliente mandar, seja um agradecimento, um elogio, deixe o cliente ser o último a falar, não responda!

Você deve iniciar o diálogo com o termo “Prezado (nome do cliente)”, essa é uma maneira elegante de demonstrar respeito em um e-mail formal. E, ao mesmo tempo, pode manter um tom simpático no resto do discurso com um carinhoso “Bom dia”. Uma regrinha clássica é se dirigir à pessoa de acordo com seu cargo.

Estou atualizando o status de nossa conversa e fiquei com dúvida se você recebeu a proposta que te enviei semana passada. Outro: Gostaria de seu parecer a respeito da proposta emitida para X. Seu feedback é muito importante para mim, principalmente se a proposta ficou fora da sua expectativa.

Dicas para e-mails de acompanhamento eficazes

  1. Use mensagens personalizadas. Se quiser que seus e-mails sejam bem-sucedidos, você deve usar mensagens personalizadas. ...
  2. Mantenha os e-mails simples. Seus e-mails não precisam ser complicados. ...
  3. Envie na hora certa. ...
  4. Inclua uma CTA. ...
  5. Seja profissional.

Se ele já está se despedindo, te agradece e elogia, não retribua, espera no momento que chegar no dia combinado, você responde com o padrão de qualidade do seu atendimento. Nesse momento, na visão do cliente, você para de ser o corretor que liga ou manda mensagem só para cobrar um retorno.

Entretanto, os tipos mais comuns de follow-up são:

  • Telefônico;
  • Por e-mail;
  • Presencial (com agendamento de visitas);
  • Follow-up de rotina;
  • De vendas;
  • De compra;
  • De prospecção.

Seja educado, direto e siga esses passos:

  1. Agradeça a entrevista.
  2. Explique que você deseja um feedback e seja específico sobre a vaga.
  3. Reafirme seu interesse na posição e nas próximas etapas.
  4. Peça uma atualização do progresso, explicando que qualquer informação que possam lhe dar será muito apreciada.

Primeiramente, é importante contextualizar o que é um follow-up de vendas. Esse termo, que vem do inglês, nada mais é do que o acompanhamento de um potencial cliente. Portanto, é todo o processo de continuar em contato com o lead durante a jornada de compra, até o fechamento do negócio.

O follow up em si não faz parte do processo de vendas, mas deve acontecer em 3 momentos importantes: na pré-venda, durante a venda e no pós-venda. A PRÉ-VENDA é o momento onde os vendedores devem se munir de informações sobre o prospect antes de entrar em contato com ele.

O termo follow-up vem da língua inglesa e quer dizer acompanhar ou fazer acompanhamento. Na área de vendas, isso se aplica a ações que permitam acompanhar seus clientes em potencial, fazendo com que avancem no processo de vendas até fecharem negócio.