Quais as principais vulnerabilidades de uma criança?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

No Brasil, as principais vulnerabilidades que acometem as crianças e os adolescentes são os riscos inerentes aos proble- mas relacionados ao alcoolismo e conflitos entre casais, que tornam crianças testemunhas de agressões e de toda forma de violência.

Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança pode ser definida como a chance ou oportunidade de a criança sofrer prejuízos ou atrasos em seu desenvolvimento devido à influência de fatores de ordem individual, social e programática, os quais se constituem em situações adversas.

Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida, que não tem apoio, que pode não ter as necessidades mínimas cobertas. Por exemplo, uma pessoa que ficou sem casa, que não pode ir à escola ou ao hospital, é uma pessoa vulnerável.

Além de todos esses riscos, podem-se destacar os riscos do trabalho infantil e o da exploração da prostituição de crianças. Ademais, a personalidade e o comportamento de crianças e adolescentes podem torná-los mais vulneráveis aos riscos do envolvimento com drogas, gravidez precoce e prática do roubo.

A vulnerabilidade pode ser definida como uma situação em que o meio físico está vulnerável às pressões humanas. Geralmente, estão presentes três fatores: exposição ao risco; incapacidade de reação; e dificuldade de adaptação diante da materialização do risco.

Na linguagem corrente, vulnerabilidade é “qualidade de vulnerável”, ou seja, o lado fraco de um assunto ou questão; o ponto por onde alguém pode ser atacado, ferido ou lesionado, fisicamente ou moralmente. Por isso, vulnerabilidade implica risco, fragilidade ou dano.

Exploração do trabalho e prostituição infantil; Maus-tratos, negligência, abuso e violência sexual e falta de vínculo afetivo familiar; Falta dos recursos materiais mínimos à sobrevivência; entre outras.

Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.

Para demonstrar vulnerabilidade, você vai precisar de disposição e coragem para se expressar de forma autêntica e franca, fazer coisas sem garantia, correr riscos e deixar em segundo plano o medo de críticas e da reação dos outros.

Gravidade: As vulnerabilidades são classificadas de acordo com sua gravidade, usando a escala de CVSS (Common Vulnerability Scoring System), que varia de 0 a 10. Quanto maior o número, maior é a gravidade da vulnerabilidade.

As vulnerabilidades infantis traduzem as fragilidades inerentes ao sujeito criança e adolescente, porém, tornam-se acentuadas pela incidência de variáveis a começar pelas concepções de infância, criança e adolescente, reproduzidas entre os adultos responsáveis por crianças e adolescentes assim como por suas condições ...

Abaixo, listamos 3 maneiras simples de ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

  1. Estimule o aprendizado e a leitura. ...
  2. Colabore com projetos sociais que ajudem crianças. ...
  3. Incentive o protagonismo social.

Desta forma, o adolescente encontra-se mais vulnerável à gravidez não planejada, às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à experimentação de drogas, exposição aos acidentes em decorrência do comportamento desafiador, além de diferentes formas de violência(1).

Nesses grupos estão indivíduos que vivem em moradias precárias, possuem baixo nível de renda e educação, estão submetidos ao subemprego ou desemprego, e enfrentam desorganização familiar e falta de participação social. Além disso, carecem de assistência social ou recebem uma assistência incompleta.