O que é estar vulnerável no relacionamento?

Perguntado por: ibelem7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

“Vulnerabilidade é quando uma pessoa assume voluntariamente o risco de revelar suas emoções e fraquezas”, diz Shari Foos, terapeuta de casamento e família e fundadora do The Narrative Method.

A vulnerabilidade é considerada um ingrediente-chave em relacionamentos saudáveis e satisfatórios. Mas quando se trata de ser realmente vulnerável na vida real, muitos de nós sentem-se mesmo numa luta interna. Lembrando da definição: ser vulnerável é alimentar a incerteza e ter contato próximo com o risco.

Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Vulnerável significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato. O termo é geralmente atribuído a mulheres, crianças e idosos, que possuem maior fragilidade perante outros grupos da sociedade.

É quando você se mostra imperfeito para o mundo que se torna alguém forte. Até porque é muito mais difícil assumir as suas dificuldades e fragilidades do que posar de perfeito o tempo todo. “A vulnerabilidade soa como verdade e sente-se como coragem.

Resultados: a categoria “vulnerabilidade das mulheres em situação de violência” abrangeu isolamento social, medo ou vergonha em denunciar, dependência financeira, perda da liberdade, autoestima fragilizada, ausên- cia de apoio formal, decisão de denunciar e buscar ajuda, vínculo interpessoal, medida protetiva e ...

Quais são os tipos de vulnerabilidade?

  • Marginalização e Exclusão.
  • Vulnerabilidade na área da saúde.
  • Vulnerabilidade Territorial.
  • Vulnerabilidade Juvenil.

Quando estamos vulneráveis estamos encarando nossos sentimentos mais obscuros como medo, mágoa e frustração. Só conseguimos entender cada um deles e sair fortalecido se dermos espaço para que eles venham à tona.

No § 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

Como lidar com a sua fragilidade emocional?

  1. Entenda que está tudo bem não estar sempre bem. Todo ser humano tem emoções, e elas não são sinais de fraqueza. ...
  2. Fale sobre as suas fragilidades. ...
  3. Mostre-se como você é ...
  4. Procure ajuda quando necessário.

Ser vulnerável é nos permitir estar com as pessoas e no mundo, aceitando nossas imperfeições, “dando a cara a tapa” quando defendemos e lutamos por algo que é importante para nós, mesmo sabendo que podemos sim nos machucar e falhar.