O que é ser vulnerável emocionalmente?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O que é vulnerabilidade emocional? Vulnerabilidade emocional é quando deixamos que as nossas emoções se manifestem dentro de nós e para os outros. Ou seja, é aceitar que temos momentos de fragilidade e emoções intensas, sem medo de deixar as pessoas próximas verem nossa “baguncinha interna”.

É quando você se mostra imperfeito para o mundo que se torna alguém forte. Até porque é muito mais difícil assumir as suas dificuldades e fragilidades do que posar de perfeito o tempo todo. “A vulnerabilidade soa como verdade e sente-se como coragem.

A psicóloga Geisa, explica que a vulnerabilidade é um sentimento comum, podendo ser considerada o centro das emoções e experiências que tanto desejamos. É tudo que sentimos e como sentimos e só isso já é estar vulnerável, é estar expostos, assumindo o risco emocional, que em nada se relaciona com a fraqueza.

Denominam-se pessoas vulneráveis, então, os seres de relativa ou absoluta incapacidade de proteger seus proveitos ou que não tenham poder, inteligência, educação, recursos, forças ou outros atributos necessários a garantir suas conveniências.

Vulnerabilidade psicológica pode ser definida como uma incapacidade crônica de lidar com eventos de vida negativos, tidos pela pessoa vulnerável psicológicamente como incontroláveis e/ou imprevisíveis.

Quais são os tipos de vulnerabilidade?

  • Marginalização e Exclusão.
  • Vulnerabilidade na área da saúde.
  • Vulnerabilidade Territorial.
  • Vulnerabilidade Juvenil.

7 sinais de Vulnerabilidade Emocional

  1. Evita falar sobre como se sente. ...
  2. Critica excessivamente sobre como se sente. ...
  3. Tenta controlar suas emoções e trata como problemas. ...
  4. Nota somente as emoções gritantes. ...
  5. Segue cegamente suas emoções imediatas. ...
  6. Tenta “consertar” as emoções dos outros. ...
  7. Pretende e quer estar feliz o tempo todo.

Como lidar com a sua fragilidade emocional?

  1. Entenda que está tudo bem não estar sempre bem. Todo ser humano tem emoções, e elas não são sinais de fraqueza. ...
  2. Fale sobre as suas fragilidades. ...
  3. Mostre-se como você é ...
  4. Procure ajuda quando necessário.

Ser vulnerável é nos permitir estar com as pessoas e no mundo, aceitando nossas imperfeições, “dando a cara a tapa” quando defendemos e lutamos por algo que é importante para nós, mesmo sabendo que podemos sim nos machucar e falhar.

Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida, que não tem apoio, que pode não ter as necessidades mínimas cobertas. Por exemplo, uma pessoa que ficou sem casa, que não pode ir à escola ou ao hospital, é uma pessoa vulnerável.

Esse grupo de pessoas é classificado em seis categorias: mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou sofrimento mental e comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).