Porque tem que ferver o palmito?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A indicação do Ministério da Saúde de fervura de alimentos industrializados e em conserva existe como forma de prevenir o botulismo, que é uma doença rara neuroparalítica causada pela contaminação de toxinas bacterianas.

Não é necessário ferver o palmito pupunha fresco.
Ele pode ser consumido cru mesmo, sem riscos de botulismo, toxina causada pela bactéria clostridium botulinum, perigosa para a nossa saúde.

Com esse tipo de palmito, faz-se o que os chefs consagraram como "espaguete de pupunha", que consiste no alimento cortado no sentido do comprimento, em tiras finas, que fica ótimo servido até cru ou ligeiramente escaldado, com molhos variados. Fica uma delícia assado inteiro, na casca.

Deve ser degustado quente e combina com carne vermelha. O palmito fatiado geralmente é usado para fazer carpaccio. Também pode ser usado para o preparo de lasanhas, uma vez que pode substituir a massa.

É desejável consumir o palmito in natura, pois ao ser processado e guardado em conserva, pode perder biodisponibilidade de nutrientes e sabor característico.

Ou seja, é preciso sim ferver o palmito em conserva e produtos similares antes de consumi-los. Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.

- Ferver alimentos enlatados antes do consumo, principalmente o palmito, já que este é um dos alimentos mais relacionados aos casos de botulismo (a toxina é destruída à temperatura de 65 a 80º C por 30 minutos; ou à 100 º C por 5 minutos).

Vitamina C: graças a esse nutriente, o palmito é um aliado do sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Músculos reforçados: além da ação do potássio, que também contribui para a saúde muscular, o alimento contém zinco – mineral que ajuda a sintetizar as proteínas, que são fundamentais para os músculos.

Não só o palmito juçara como o palmito de outras palmeiras podem ser contaminados pela bactéria Clostridum botulinum, que produz uma toxina causadora do botulismo.

Sei que a cor roxa é causada por excesso de cozimento e que palmito é cozido a 90° por 55 min e se passar do tempo de cozimento ele apresenta outra cor, mais o meu palmito esta marrom, agua escura e turva. Cabe colocar que situações como esta podem ocorrer, e que voces operam de forma a evitá-las ao máximo.