Porque tem que colocar água quente no arroz?

Perguntado por: eribeiro2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

A temperatura da água não altera o resultado final no preparo do arroz. A única diferença entre usar água quente ou água fria é o tempo de preparo do alimento. Com água fria, o arroz vai demorar mais para ficar pronto. Quando jogamos a água fria, a temperatura tem que ser elevada novamente para iniciar o cozimento.

6 dicas para evitar o arroz empapado: mudanças simples garantem grãos muito mais soltos

  1. Arroz empapado: como evitar.
  2. #1 Não lave o arroz.
  3. #2 Envolva bem os grãos na gordura.
  4. #3 Não jogue água fria no arroz.
  5. #4 Atenção na quantidade de água.
  6. #5 Não mexa na panela.
  7. #6 Deixe a preparação descansar.
  8. Dicas e truques culinários.

É normal ter que adicionar um pouco de água para ajudar o arroz chegar ao ponto, mas essa água deve ser fervente, jamais fria ou em temperatura ambiente. O choque térmico atrapalha o cozimento do grão e interfere no processo de refoga.

Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes.

A especialista explica que, com a lavagem do arroz, é possível uma pequena perda de compostos hidrossolúveis, como minerais (potássio, magnésio, ferro e fósforo) e algumas vitaminas (B1, B2, B3 e B6) que estejam na parte mais externa do grão.

Para verificar se o arroz absorveu toda a água, afaste delicadamente alguns grãos de arroz da lateral com a ajuda de um garfo até ver o fundo da panela. Se ainda tiver água no fundo, espere mais alguns minutos. Quando a água secar, tampe a panela e deixe o arroz descansar por 5 minutos – essa etapa é essencial.

A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco. Dessa forma, o arroz parboilizado, além de cozinhar mais rápido do que o branco e não grudar caso ultrapasse o tempo de cozimento, retém mais fibras e proteínas do que o arroz branco.

Coloque o arroz em uma travessa e acrescente duas pedras de gelo no centro. Leve ao micro-ondas. O gelo vai derreter e vai evitar que o alimento fique ressecado. Melhor ainda é fazer gelo com cubinhos de cenoura, ervilha e salsinha.

Em excesso, o líquido pode deixar o arroz empapado. Ficar movimentando a preparação com a colher pode fazer com que o amido do alimento seja liberado em excesso, deixando o prato empapado. Após colocar a água e iniciar o cozimento, portanto, pare de mexer.

Ao colocar algumas pedrinhas de gelo junto com o arroz antes de esquentar, a mágica acontece. O gelo vai derreter e se transformar em vapor, criando um clima úmido dentro do pote. Isso ajuda a evitar que o arroz fique seco, mantendo a maciez e o sabor original.

Boa fonte de amido, que fornece energia para as atividades corridas do dia a dia, o arroz branco tem baixo teor de gordura e é um alimento de fácil e rápida digestão. E o Arroz Camil é muito fácil de fazer, não precisa lavar e sempre fica branquinho e soltinho, pois é selecionado eletronicamente.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar. As bactérias mais comuns são a escherichia coli (coliformes fecais) e a salmonela, que também está presente em outros alimentos, como ovos.

A resposta é: sim! E não é apenas para demorar menos tempo para cozinhar! Além de reduzir o tempo de cozimento, deixar o feijão de molho faz bem para a saúde. Esse processo livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água.

Lavar arroz não mata bactérias
É mais fácil que a alta temperatura do cozimento “mate” qualquer bactéria que possa estar ali do que “passar uma água” antes. Em vez de se preocupar com isso, preste atenção ao armazenamento do arroz cozinho ou do arroz lavado em temperatura ambiente.