Porque o sanduíche não é saudável?

Perguntado por: dbaptista3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em geral, esse alimento não tem vitaminas e nutrientes, que o organismo precisa para funcionar bem, e tem sal, açúcar e gordura em excesso.

Desde que você use os ingredientes certos, sanduíches são rápidos de fazer, nutritivos e não atrapalham a dieta, diz a nutricionista Samantha Rhein, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer.

Bem Estar - Sanduíches podem ser saudáveis e devem ser consumidos sem culpa.

O maior consumo desses alimentos foi associado a uma pior saúde vascular. O consumo de alimentos ultraprocessados e fast-food está relacionado a obesidade, doenças cardiovasculares, resistência à insulina, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Qual é melhor? Regra básica: coma sempre o que mais gosta (ou está com mais vontade). Mas, analisando a questão nutricional, o hambúrguer tende a ser uma melhor opção, pois traz componentes de uma refeição saudável em boa quantidade --as proteínas da carne e as fibras e vitaminas do alface, do tomate, do pepino.

Segundo Julia, apesar do lanche ser uma refeição menor, normalmente a densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias relacionada ao tamanho da refeição, é maior.

Ou seja: nada de devorar sanduíches todos os dias. Mas, se a maior parte do que é consumido na rotina é natural e faz bem, não tem porque cortar de vez doses esporádicas de fast food. Um Big Mac, por exemplo, tem cerca de 500 calorias, enquanto um cheeseburger da mesma rede apresenta 300 calorias, em média.

Comer fast food uma vez por semana dependendo do seu objetivo não é ideal, porém te aconselho buscar uma consulta nutricional para ver quais alimentos adequar a sua necessidade. Um abraço. Olá tudo dependera de frequência e a quantidade que for consumida.

Hambúrguer de soja

Hambúrguer de soja
É um alimento mais saudável e nutritivo.

Detalhes. O hambúrguer industrializado pode conter uma grande porcentagem de aditivos como água, leite em pó, açúcares, vegetais, queijos e outros recheios. Os aditivos garantem um prazo de validade maior da carne processada.

A quantidade de gordura trans contida neles é tão grande, que essa pode demorar até 50 dias para ser processada, além de esse ser o tipo de gordura mais ligado a problemas cardíacos, obesidade, câncer e diabetes. Existem, inclusive, outras características dos hambúrgueres que também fazem mal à nossa saúde.

Os fast foods são ricos em sal, açúcar e gordura, o que, no longo prazo, pode causar aumento do colesterol, do risco de diabetes e problemas cardiovasculares, principalmente se forem consumidos em paralelo com uma vida sedentária.