Porque o jiló fica escuro?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Lesões com aspecto de “cortiça” em jiló são provocadas por ácaros, que ocorrem três espécies em frutos de jiloeiro. O Aculops lycopersici apresenta coloração marrom-avermelhada e mede 0,2 milímetro de comprimento.

Descasque os jilós, corte em rodelas médias e coloque em uma tigela com água e bicarbonato de sódio; Misture bem e deixe descansar por 50 minutos; Escorra bem, lave em água corrente e prepare da maneira que preferir!

Assim como no tomate, o carotenoide que confere a coloração vermelha ao jiló é o licopeno.

Os tipos de jiló mais encontrados no mercado são: de formato comprido e de coloração verde-clara, mais comum em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Nordeste; e de formato redondo e de cor verde-escura, mais comum em São Paulo.

Controle: Não Químico: Utilização de sementes limpas e livres do patógeno; evitar o plantio próximo a outras solanáceas, realizar rotação de culturas e eliminar os restos culturais; realizar irrigação por gotejamento ou infiltração, eliminação de frutos doentes ou partes infectadas da planta (PEREIRA et al., 2012).

Ele pode ser consumido com ou sem casca, mas caso ele chegue a amarelar, deve ser descartado, pois quanto mais maduro mais amargo fica”, esclarece.

Pesquisas indicam que o jiló auxilia na perda de peso, combate o mal hálito e contém compostos bioquímicos como os flavonóides, antioxidantes que protegem as artérias, neutralizando o colesterol LDL, considerado ruim para o organismo. Possui também fibras solúveis, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B e C.

Deve-se incorporar esterco de curral curtido ou compostado na dose de 20 a 40 t/ha, esterco de galinha curtido ou compostado na dose de 5,0 a 10 t/ha, 10 a 15 dias antes do plantio, nos sulcos ou nas covas, sendo as maiores doses para solos arenosos ou pobres em matéria orgânica.

A colheita de jiló começa entre 80 e 100 dias após a semeadura. E você pode realizar de uma a duas colheitas semanais, podendo prolongar-se por 3 a 5 meses. Esse tempo varia de acordo com as condições nutricionais e sanitárias da planta e também com o manejo utilizado.

O Jiló é uma planta de clima tropical e subtropical, e pode ser cultivado em climas temperados amenos. A produtividade do Jiló é proporcional à temperatura ambiente que deve estar sempre próxima de 30°C. Por ser muito sensível ao frio, a melhor época para o plantio será de agosto a fevereiro.

Se necessário, o jiló pode ser conservado em geladeira por até cinco dias, desde que embalado em saco próprio para alimentos e mantido nas prateleiras mais baixas, longe do congelador.

Não é usual consumir o jiló cru ou descascado, mas após retirar o amargor pode ser adicionado cozido em saladas. Para isso, corte-o em quatro partes e deixe de molho em água e sal, entre 15 e 20 minutos antes de cozinhar.