Onde encontrar os lactobacilos vivos?

Perguntado por: cmata4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Os lactobacilos vivos podem ser encontrados em produtos alimentícios como iogurte, leite fermentado, Kefir, Kombucha, coalhada, queijo ou leite puro, acabado de ser extraído da vaca, por exemplo.

Activia

Procure aqueles com lactobacilos e bifidobactérias na composição²٠³. Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Aquecer o leite até uma temperatura de aproximadamente 40° (temperatura em que não se tenha mais condições de colocar na panela de leite o dedo LIMPO e permanecer por mais de 3 segundos). Após o aquecimento, colocar o leite em vasilhas apropriadas e, em cada uma delas, inserir o iogurte (ou lactobacilos).

Lactobacilos, os microrganismos amigos do seu intestino
Tomando Yakult todos os dias! Os leites fermentados da Yakult possuem o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota. Ele consegue atravessar a acidez do estômago e chegar vivo e em grande quantidade ao intestino.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Dica: se está escrito que o alimento é "sabor iogurte" ou "tipo iogurte", então ele não é! Normalmente os produtos com adição de bactérias divulgam quais são elas no rótulo. Observe com atenção se essas bactérias são lactobacilos ou bifidobactérias, já que outros tipos podem não sobreviver até a chegada ao estômago.

Activia

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Para regular a microbiota
Também são recomendados iogurtes com maior quantidade de fibras, como os probióticos. Assim como para regular o intestino, nesse caso funciona consumir um iogurte integral e acrescentar aveia ou frutas.

O que alguns especialistas da área costumam sugerir é que os pacientes aguardem um período de 30 minutos a 1 hora após as grandes refeições para fazer uso de seu suplemento probiótico.

A melhor maneira de incluir os lactobacilos na dieta é consumindo produtos fermentados à base de leite, como iogurte natural, queijos (coalho, cottage e frescal) e leite fermentado.

O Lactobacillus casei Shirota, ao ser ingerido, consegue sobreviver à acidez do estômago, chegar. vivo e em grande quantidade ao intestino, favorecendo. o crescimento de bactérias benéficas.

Batavo

Com lactobacilos vivos em sua formulação, o delicioso leite fermentado Batavo é ideal para o seu consumo diário!

Esses microrganismos formam a chamada microbiota intestinal, e seu potencial em mexer com a saúde é cada vez mais estudado pela ciência. Ter esta microbiota equilibrada, com um bom número de seres “do bem”, traz muitos benefícios. É por isso que tomar Yakult todos os dias faz tão bem!

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

Quais são as dicas para manter a microbiota saudável?

  1. Evite alimentos industrializados. ...
  2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina. ...
  3. Reduza o açúcar. ...
  4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais.

A melhor fonte de micro-organismos probióticos é, sem dúvida, o leite materno. Por isso, a amamentação é a principal ação para garantir a formação de uma microbiota saudável no organismo dos bebês.