Como fazer a fermentação do iogurte?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

A temperatura ideal para a fermentação do iogurte é entre 43°C e 46°C. Quanto mais próxima a temperatura ficar desses números, melhor será o resultado do iogurte. Para garantir essa condição muita gente busca meios criativos para conter a temperatura.

O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos) específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.

Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro do iogurte, enquanto o Streptococcus thermophilus está mais relacionado com a fermentação.

Aquecer o leite até uma temperatura de aproximadamente 40° (temperatura em que não se tenha mais condições de colocar na panela de leite o dedo LIMPO e permanecer por mais de 3 segundos). Após o aquecimento, colocar o leite em vasilhas apropriadas e, em cada uma delas, inserir o iogurte (ou lactobacilos).

Lactobacilos

Vulgarmente dizemos que o fermento de iogurte é o "Lactobacilos".

O processo de fermentação inicia-se com a degradação da molécula de glicose, constituída por seis carbonos, em duas moléculas contendo três carbonos cada uma, denominadas piruvatos. Esse processo é conhecido como glicólise, ocorre no citosol das células e consiste em 10 reações que ocorrem em duas etapas.

Se colocar menos bactérias também exigirá mais tempo para fermentar até a coagulação ocorrer. Um iogurte pode ficar pronto depois de 3 horas fermentando se as condições forem adequadas, mas para dar o ponto desejado tem gente que deixa até 12 horas.

Como saber se o iogurte fermentou? Tempo. O último elemento para o preparo do iogurte é o que determina se um iogurte ficará líquido, pastoso, talhado, mais ou menos azedo. Durante horas essa mistura ficará fermentando e quanto mais tempo ficar, mais azedo também será o resultado.

O calor ajuda a eliminar qualquer bactéria indesejada presente no leite e inicia o trabalho de quebrar as proteínas para que elas formem a retícula molecular que faz parte do coração do iogurte. A temperatura ideal da fervura depende do sabor desejado.

Vou estragar o iogurte se o leite ferver? Provavelmente não. Caseína e proteínas do soro de leite não irão coagular quando aquecidas, a menos que o leite tenha um PH ácido, o que pode ocorrer com leite velho. Por isso evite utilizar leite que tenha sido produzido há muito tempo.

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte convencional é um leite fermentado produzido pela adição de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus ao leite. Essas bactérias têm pouca resistência ao ácido gástrico e a bile.

Onde encontrar lactobacilos vivos
Os lactobacilos vivos podem ser encontrados em produtos alimentícios como iogurte, leite fermentado, Kefir, Kombucha, coalhada, queijo ou leite puro, acabado de ser extraído da vaca, por exemplo.