Como saber se o inhame é bom?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente.

Não deve estar ainda enrugada demais, esburacada, com fissuras ou machucada. Quando você pega o inhame na mão e sente alguns pontos moles na raiz pode significar que ainda não está maduro o suficiente para ser usado ou que no seu transporte ele sofreu algumas quedas. Dessa forma, o melhor é não os comprar.

O inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas.

Para descascar
Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo. Dessa forma, pode ser utilizado inclusive cru, em vitaminas e sucos.

"Quando for escolher o cará, certifique-se de que ele não tenha nenhuma marca, mancha ou áreas descoloridas. A cor do cará deve ser marrom e a casca é normalmente firme e lisa, sem danificações.

Os inhames são cilíndricos, tem pele marrom e peludinha. Apesar de não aparentar, são fáceis de descascar. A cor do seu interior varia em branco, amarelo ou roxo.

Em primeiro lugar, você precisa saber que o inhame libera um tipo de “baba”, semelhante ao quiabo. Essa “baba” contem uma substância conhecida como oxalato de cálcio e que, em algumas pessoas, pode desencadear alergias como coceira, vermelhidão e irritação na pele.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

A principal diferença entre o inhame e o cará é que o inhame tem a casca semelhante à da mandioca, mas a metade do seu tamanho. E o cará é alongado como a mandioca, mas a casca é lisa.

As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).