O que faz com que o leite se transforma em iogurte?

Perguntado por: dbrito8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

O iogurte é obtido pela fermentação do leite, processo no qual a lactose, o açúcar do leite, é convertido em ácido lático.

O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus. Essas bactérias se mantêm em crescimento associado ou culturas separadas que são inoculadas no leite em proporções definidas.

O processo de fermentação do leite para a produção do iogurte é feito por bactérias que consomem lactose (um açúcar) e libertam ácido láctico. Este ácido vai provocar a coagulação de algumas proteínas – as caseínas – ou seja, vai formar-se uma massa que envolve os restantes componentes do leite.

O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos) específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.

Porque o leite fervido, misturado ao iogurte, virou também iogurte? As bactérias benéficas Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus são as responsáveis por tal “transformação”, uma vez que se reproduziram em razão das ótimas condições de temperatura (+-40ºC) e disponibilidade de alimento.

Esse processo é conhecido como fermentação. Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus.

Onde encontrar lactobacilos vivos
Os lactobacilos vivos podem ser encontrados em produtos alimentícios como iogurte, leite fermentado, Kefir, Kombucha, coalhada, queijo ou leite puro, acabado de ser extraído da vaca, por exemplo.

Vou estragar o iogurte se o leite ferver? Provavelmente não. Caseína e proteínas do soro de leite não irão coagular quando aquecidas, a menos que o leite tenha um PH ácido, o que pode ocorrer com leite velho. Por isso evite utilizar leite que tenha sido produzido há muito tempo.

No intestino, os Lactobacilos se reproduzem bem rápido, pois lá é um ambiente propício para elas. E começam o seu trabalho de fazer com que o intestino trabalhe legal e também sintetizam as vitaminas do complexo B, que necessitamos. Encontramos naturalmente estas bactérias no leite.

O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, com significativo valor nutricional. O iogurte não necessariamente apresenta o soro do leite, sendo geralmente mais consistente.

O iogurte usado tem que conter apenas leite e fermento lácteo. As vezes aparece nos ingredientes algo como leite reconstituído, leite em pó, neste caso tudo bem, mas não pode ter açúcar, gelatina espessante ou outros ingredientes, senão pode não dar ponto.

A fermentação lática é realizada de maneira exclusiva por bactérias, especificamente por lactobacilos, ocorre quando a glicólise tem como principal mediador a glicose ou a galactose, obtida a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).

Os probióticos (micro-organismos vivos) exercem papel essencial na fabricação de iogurtes contribuindo para o processo denominado de fermentação láctica que utiliza como matéria prima a lactose (açúcar presente no leite), na qual o produto final é o ácido láctico que implica na redução do ph, promovendo à coagulação ...

Porque minha coalhada fica babando? Descobri que quando ele fica gosmento é pq o leite não estava quente o suficiente, quando misturei o iogurte.

IOGURTE DOCINA

O Fermento para IOGURTE DOCINA é o que se tem de melhor no Brasil. Bastante utilizado em diversos produtos como IOGURTE GREGO, BATIDO, LÍQUIDO.