O que acontece se ferver o iogurte natural?

Perguntado por: apereira4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Cuidado: o iogurte pode talhar a altas temperaturas (ou seja, decompor-se em soro e partes sólidas). Para que isso não aconteça, utilize-o em temperatura ambiente e não deixe ferver ao aquecer.

Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus.

Porque o leite fervido, misturado ao iogurte, virou também iogurte? As bactérias benéficas Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus são as responsáveis por tal “transformação”, uma vez que se reproduziram em razão das ótimas condições de temperatura (+-40ºC) e disponibilidade de alimento.

A temperatura muito baixa na pasteurização pode provocar este tipo de problema pois, para um produto como o iogurte é muito importante a desnaturação da albumina no processo de pasteurização para uma boa formação de gel e também retenção de umidade.

Como endurecer iogurte caseiro? Guarde o recipiente tampado dentro de uma bolsa térmica, feche e mantenha em local abafado (coloco dentro do forno ou do microondas). Deixe descansar por pelo menos 6 horas. Leve à geladeira (depois de gelado ele endurece um pouco mais).

A pasteurização é feita a uma temperatura em torno de 75ºC, enquanto a fervura acontece a mais 100ºC. A temperatura menor de pasteurização provoca menos alterações no leite, preservando melhor suas propriedades bioativas e, também, parte das bactérias boas do leite, como os lactobacilos.

Esta é outra indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou a uma temperatura muito alta, e o iogurte pode ficar todo talhado.

Muitas pessoas misturam iogurte com frutas pensando que é um alimento saboroso, rápido, prático e saudável. Mas no Ayurveda, a história não é bem assim. A combinação entre lácteos e frutas pode resultar em um tipo de alimento que se chama viruddha ahara. Ou seja, uma combinação imprópria para consumo.

Experimente também utilizar o iogurte caseiro nas seguintes receitas: iogurte com coco e mel, sacolé de iogurte com coco, tzatziki, ayran ou bolo de iogurte com especiarias. Armazenado num pote com tampa, o iogurte dura até uma semana na geladeira.

Mistura de Ingredientes: para que o iogurte tenha boa consistência, é necessário que o leite tenha 15% de extrato seco desengordurado. O valor do extrato seco desengordurado (15%) pode ser atingido ou por concentração do leite, ou por adição de leite desnatado em pó.

Cuidado: o iogurte pode talhar a altas temperaturas (ou seja, decompor-se em soro e partes sólidas). Para que isso não aconteça, utilize-o em temperatura ambiente e não deixe ferver ao aquecer.

Fortalecimento de dentes e ossos
Assim como o leite, o iogurte natural é rico em cálcio, o principal mineral para a constituição dos ossos e dentes, fortalecendo essas estruturas. Uma porção de 100 ml desse alimento oferece cerca de 120 mg de cálcio, 10% das necessidades diárias de um adulto.