O que é o bichinho do iogurte?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O kefir ou “bichinho do iogurte” é a bebida fermentada produzida a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como cogumelos tibetanos ou plantas de iogurte. O termo deriva do turco keif, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Eis as bactérias que vão deixar seu organismo funcionando lindamente! Ainda que seja milenar, o kefir virou moda na década de 1980, quando era popularmente chamado de “bichinho do iogurte”. De um ano pra cá, porém, essa bebida probiótica voltou com tudo pra encher nosso organismo de bactérias boas!

Sim. Os grãos de kefir são uma colônia de microrganismos, especialmente bactérias e leveduras, que promovem a fermentação de bebidas e ajudam a regular o intestino. A bebida fermentada produzida a partir do cultivo dos grãos em um substrato líquido pode ser consumida de diversas formas.

O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus. Essas bactérias se mantêm em crescimento associado ou culturas separadas que são inoculadas no leite em proporções definidas.

Kefir é uma palavra de origem turca e significa “sentir-se bem”. Sua característica mais importante é a presença de uma microbiota diversificada, composta de várias cepas de bactérias e leveduras diferentes. Tem o sabor ligeiramente ácido, consistência cremosa, lembrando iogurte.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes em tratamento de quimioterapia e idosos imunodebilitados, precisam de cuidados quanto ao consumo do Kefir, produto obtido através da fermentação do leite que vem ganhando uma série de adeptos pelo Brasil.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

O kefir vai ajudar no controle de peso, afinal, ele regenera a flora bacteriana, facilitando a metabolização de gordura, a eliminação de toxinas e a digestão dos alimentos. Outro fator que vale pontuar é que a bebida possui baixo teor calórico, logo, é possível consumir diariamente em algumas refeições durante o dia.

E lembre-se: nunca consuma o kefir que apresentar gosto ou cheiro desagradável, a bebida produzida deve apresentar apenas sabor levemente ácido.

Além dos diversos componentes nutricionais do leite, o kefir também é uma excelente fonte de vitaminas B e ácido fólico. Ele também contém pouca lactose, ou seja, até mesmo os que têm intolerância podem beber sem risco. A quantidade indicada é de no máximo duas porções diárias, porque o kefir de leite é gorduroso.

Para que ocorra a fermentação do leite é necessário um ingrediente “vivo” que chamamos de fermento lático. O fermento lático nada mais é que bactérias originais do leite.