Porque João enviou dois discípulos a Jesus?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O evangelho de hoje, de Lucas 7,19-23, surpreende pelo fato de João Batista mandar alguns dos seus discípulos perguntar a Jesus se ele era aquele que de fato deveria vir, ou seja, se ele era o Messias, o enviado de Deus.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). São João e Santo André poderiam ter guardado para si a grande descoberta.

A resposta pode ser em parte porque ele pretendia que suas próprias experiências fossem simbólicas para os fiéis e os discípulos em todas as épocas.

Antes de fazer a escolha dos doze apóstolos, Jesus subiu à montanha e passou a noite inteira em oração. Na Bíblia subir lembra Moisés que subiu a montanha para se encontrar com Deus. Jesus deve ter rezado por aqueles que iria escolher. Escolheu os Doze cujos nomes estão registrados nos evangelhos.

João seria o mais novo dos doze discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida.

São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. O mais jovem deles. Junto com seu irmão Thiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João".

Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

Discípulo amado
Em vez disso, a tradição, apoiada por referências nas escrituras da Restauração, 14 identificou João como o anônimo “discípulo a quem Jesus amava”, que estava presente na Última Ceia, na Crucificação, no sepulcro vazio e na última aparição de Jesus no mar da Galileia.

vinte e quatro anos

João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, o mais novo deles. Na época do chamado do Messias ele tinha por volta de vinte e quatro anos.

João entrou para a história como o Discípulo Amado, isto porque ele assim se autodenominava. João, embora fosse o mais quando da escolha dos Doze, tornou-se também o único a não sofrer martírio, tendo morrido de velhice na cidade de Éfeso.

Na Bíblia, a diferença entre discípulo e apóstolo é que um discípulo é um seguidor de Jesus, enquanto um apóstolo é um mensageiro ou enviado escolhido por Jesus Cristo.