Porque familiares não podem trabalhar juntos?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Aqui está o primeiro motivo para evitar trabalhar com familiares. É muito comum que no ambiente de trabalho os parentes possam confundir os tipos de relação existente. Por esse motivo, podem ter dificuldade para separar as coisas.

O nepotismo é a prática ilegal de favorecer parentes com cargos dentro da administração pública. Existem leis para vedar essa prática que traz prejuízos para o bem público. O nepotismo é uma prática ilegal na administração pública brasileira.

Cada empresa é livre para definir se irá permitir ou não a contratação de parentes. Não existe lei proibindo a contratação de parentes de empregados, ou que proíba que parentes trabalhem juntos, mas as empresas podem criar políticas internas definindo critérios de contratação.

SÃO PAULO – Em algumas empresas, durante o processo seletivo, é necessário preencher uma ficha que indica se o candidato tem algum parente que trabalha na empresa e qual é o grau de parentesco. Isso ocorre porque algumas empresas não contratam profissionais da mesma família.

Estipule regras claras – Todos os funcionários devem ter horários bem definidos e atribuições claras, independente do parentesco. Se sua esposa ou filhos não podem trabalhar o dia todo, estabeleça um horário fixo com meio expediente, assim como cargos específicos.

Pode contratar parentes para trabalhar na empresa? Primeiramente, é preciso compreender que não existem leis ou proibições da ação de contratar parentes em uma organização, mas, isso pode variar de empresa para empresa, onde algumas podem ter regras internas sobre a questão.

O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.

Saiba também que não existe sequer uma lei sobre isso, ou seja, não é ilegal contratar parentes como empregados, também não há lei que impeça familiares de trabalhar no mesmo ambiente de trabalho.

O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. Para fins de nepotismo, considera-se como familiar o cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau.

Família é uma coisa, ser parente é outra. Identifico uma diferença fundamental. Amigos podem ser mais irmãos do que os irmãos ou mais mães do que as mães. Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos.

9. Só existem problemas para a contratação de parentes consanguíneos ou por afinidade até o quarto grau? Não. Apesar do Decreto 7.203/10 só mencionar parentes consanguíneos ou por afinidade, a CEP entende que a contratação de pessoas ligadas por laços de compadrio pode ofender os princípios éticos.