O que é negligência emocional?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 19 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

Acontece quando as necessidades emocionais da criança são ignoradas, com privação do afeto e suporte emocional necessários ao seu desenvolvimento pleno e harmonioso. É a forma de negligência mais difícil de identificar, pois não deixa marcar físicas.

A negligência emocional é um comportamento que consiste na falta de compreensão e de atenção aos sentimentos, fazendo com que a pessoa deixe de dar a devida importância à sua saúde mental. Ela também pode estar relacionada à negligência dos sentimentos de outras pessoas, como filhos e familiares, por exemplo.

É comum falar-se em negligência, imprudência ou imperícia em casos de erro médico, acidentes de trânsito, acidentes com armas de fogo, entre outros. Entenda a seguir quais as diferenças entre esses termos. Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação.

A principal consequência da negligência é o fator de risco para ocorrência das demais modalidades de maus-tratos. Além de abrir portas para crimes mais graves, vivências crônicas de negligência geram uma série de consequências na formação de crianças e adolescentes, interferindo no desenvolvimento físico e emocional.

Física: caracterizada pela falta de alimentação, higiene ou cuidados básicos de saúde; Emocional: ocorre quando a criança ou adolescente não tem o suporte nem o afeto necessários para seu pleno desenvolvimento; Educacional: é aquela na qual os cuidadores não proporcionam o necessário para a formação intelectual.

Ignoraram as necessidades da criança; especialmente as emocionais. Ridicularizaram e menosprezaram suas emoções. Recompensaram formas de enfrentamento ou gestão emocional que não eram nada adaptativas, como a violência ou a indiferença.

Em seguida, confira cinco efeitos negativos de negligenciar a saúde mental e veja se você se identifica com eles.

  1. Piloto automático. Quando a semana chega ao fim, você pensa sobre os seus dias e não consegue identificar o que aconteceu neles? ...
  2. Dificuldade para se sentir realizado. ...
  3. Oscilação de humor. ...
  4. Fadiga. ...
  5. Insônia.

27 sinônimos de negligência para 3 sentidos da palavra negligência: Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância.

NEGLIGÊNCIA GRAVE: A FALTA DA EXACTA DILIGENTIA.

Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedades ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.

Com o suporte de um advogado especialista em direito médico e da saúde, será possível fazer uma análise concreta do caso, da viabilidade jurídica e da quantificação de quanto o paciente poderá pleitear em termos de indenização para reparação dos danos que tenha experimentado.